Vice-presidente do Conasems destaca importância das inovações digitais no SUS

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, representa o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), enquanto vice-presidente da instituição, no 3º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins que ocorre até esta sexta-feira (17) em Palmas. Ele destacou a importância das inovações digitais na saúde e os avanços que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem alcançando, apesar dos desafios do cotidiano.
Rodrigo ressaltou o empenho do presidente do Cosems do Tocantins, Iata Anderson, na realização do evento que, segundo ele, ocorre após um período de dez anos. “Isso mostra o comprometimento da atual Diretoria que não mediu esforços para promover este Congresso com pautas relevantes sobre saúde pública e participações de renomes do SUS”, reforçou Rodrigo.
O evento conta com discussões sobre a integralidade do cuidado e equidade; auditoria interna como agente de mudança: da teoria à prática na gestão municipal; e na sexta-feira (17) serão discutidos temas sobre o Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica e Vigilância Genômica: inovação e ferramentas para a saúde pública no Brasil.

Na vasta programação constam ainda as estratégias para prevenção de mortalidade materna, fatal e infantil; e como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) pode induzir as novas práticas; reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB); organização e regulação das unidades hospitalares: impactos no acesso e na qualidade do cuidado; vigilância alimentar e nutricional nas boas práticas da APS.
Ascom Cosems/AL