TIM fortalece agenda de inclusão e investe na capacitação de pessoas com deficiência
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a TIM fortalece suas iniciativas focadas na inclusão desse público no mercado de trabalho, fruto da consistente agenda de diversidade da companhia. Dentre as ações, destacam-se os cursos do programa TIM+Diversa que, em 2025, capacitaram 500 pessoas – incluindo uma turma exclusiva para pessoas autistas. A partir de agora, parte desses conteúdos fica disponível no canal da operadora no YouTube (link), ampliando o alcance do projeto.
O curso gratuito aborda temas como carreira, marca pessoal, empoderamento, história do movimento das pessoas com deficiência, inteligência artificial e outros tópicos essenciais para o desenvolvimento profissional. Complementando a iniciativa, a TIM mantém um banco de talentos exclusivo (link) para pessoas com deficiência que tenham interesse em construir uma carreira na companhia. A empresa tem hoje mais de 460 pessoas com deficiência em sua equipe, o que representa um percentual acima do estabelecido pela Lei de Cotas. O indicador inclui a operadora em um grupo seleto de organizações no Brasil: segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apenas 53% das vagas previstas pela lei estão ocupadas, apesar de existirem pessoas com deficiência em idade para trabalhar e aptas a preencher todos os postos.
“Reconhecemos a força da diversidade, que colabora para a construção de ambientes mais criativos, equipes mais preparadas e uma empresa capaz de gerar impacto social e econômico ao mesmo tempo. Por isso, nos dedicamos a criar oportunidades reais para que pessoas com deficiência desenvolvam seu talento ao máximo, dentro e fora da TIM. Para nós, inclusão é impacto e, com nossas ações concretas, buscamos transformar realidades para avançarmos juntos”, comenta Erika Alves, Head de Diversidade & Inclusão da TIM.
Iniciativa que potencializa
O TIM+Diversa foi criado em 2022 e, desde seu lançamento, a representatividade de pessoas com deficiência no quadro companhia cresceu 63%. O programa atua em quatro frentes, com ações externas e internas. A primeira envolve impacto social, com turmas de capacitação profissional abertas à sociedade. Em 2025, foram três formações que reuniram mais de 500 pessoas inscritas em 184 horas de treinamento para desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
Outra frente é a de empregabilidade, que – além do banco de talentos – compreende patrocínio a feiras de emprego e o programa interno de indicações, em que colaboradores(as) podem indicar profissionais com deficiência para vagas na TIM. O terceiro eixo, de carreira, conta com workshops, conteúdos assíncronos e formações contínuas voltadas ao desenvolvimento das equipes internas.
O quarto pilar são os processos inclusivos, reunindo medidas como apoio psicológico gratuito, consultoria jurídica sobre direitos da pessoa com deficiência, auxílio financeiro para filhos com deficiências incapacitantes e ajustes nos modelos de trabalho. A companhia também conduz campanhas de autodeclaração de diversidade e um censo dedicado a mapear a experiência de grupos minorizados, permitindo o desenho de políticas mais assertivas, benefícios inclusivos e iniciativas anticapacitistas desenvolvidas em conjunto com o grupo de afinidade interno Somos+.
A operadora atua ainda para ampliar a acessibilidade de seus serviços e instalações para os consumidores. O projeto AcessibiliTIM, promove reformas contínuas em lojas, prédios administrativos e canais digitais para garantir ambientes mais acessíveis. A operadora mantém ainda o Fale com as Mãos / Portal CIC, que disponibiliza uma central de intermediação em Libras para que pessoas surdas possam esclarecer dúvidas de forma gratuita com intérpretes humanos.
Ascom TIM