Notícias

Secti destaca projetos de pesquisas voltadas para alimentação durante reunião do conselho do Alagoas Sem Fome

Geysa Miranda 

A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, participou nesta quarta-feira (3), no Palácio República dos Palmares, da última reunião do ano do Conselho do Programa Alagoas Sem Fome. Durante o encontro, ela destacou os projetos de pesquisas voltadas para alimentação que são financiadas pela Secti e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

A secretária ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido junto à Embrapa para a segurança alimentar da população, com o objetivo de adequar técnicas de cultivo que sejam eficientes em condições de clima hostil.

Um bom exemplo é o projeto de colheitas de tomate e melão que se estende de Arapiraca e passa por Olho d'Água do Casado e Delmiro Gouveia. O projeto consiste no uso de tecnologias adaptadas ao Semiárido e Agreste, onde os produtores conseguiram resultados significativos, fomentando esse segmento como alternativa para a agricultura familiar.

Todas as pesquisas são financiadas, por meio de editais, do Governo de Alagoas e executadas pela Embrapa.


Para a secretária, esses projetos representam um passo fundamental no fortalecimento da segurança alimentar do nosso estado. “Estamos investindo em ciência que transforma a vida real das pessoas, especialmente das famílias agricultoras que dependem de tecnologias adaptadas ao nosso clima. A pesquisa é uma ferramenta poderosa para garantir que Alagoas produza mais, produza melhor e ofereça alimentos de qualidade para quem mais precisa”, afirmou a secretária.

Sobre o programa Alagoas Sem Fome

O Alagoas Sem Fome é um programa intersetorial do Governo de Alagoas que atua no combate à insegurança alimentar no estado e conta com esforços conjuntos de instituições privadas, do setor produtivo e da sociedade civil.