Buscas por temas relacionados a SEO ultrapassam 700 mil em 2025: confira as profissões mais buscadas junto à estratégia
Com mais empresas e profissionais atuando online, cresce a procura por estratégias de visibilidade e posicionamento. No comércio eletrônico isso já aparece nos números: a busca orgânica representa hoje 26,2% do tráfego dos e-commerces brasileiros, acima das buscas patrocinadas, segundo o Relatório Setores da Conversion . O dado reforça o papel do conteúdo orgânico nas decisões de compra — e é justamente nesse ponto que a estratégia do SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnicas que melhora o posicionamento no Google ao aumentar as buscas orgânicas, sem depender de anúncios.
O comportamento do usuário tem chamado a atenção de quem busca alcançar seu público-alvo. Em 2025, mais de 700 mil pesquisas foram realizadas no Google sobre SEO, indicando quais profissionais estão interessados e em quais canais pretendem fortalecer sua presença no ambiente digital.
Com isso, carreiras na área do Direito, Saúde e Contabilidade estão cada vez mais acionando esse recurso para competir também no mercado online. O investimento nas ferramentas e técnicas de otimização demonstram o esforço na disputa para estar entre os primeiros resultados no Google e nas redes sociais.
Mas afinal, o que é o SEO?
As técnicas aplicadas em SEO englobam um conjunto de otimizações em todo o sistema e presença digital. Assim, disciplina em diferentes frentes como uma marca vai se posicionar na internet. Por essa razão, é um ativo estratégico, sobretudo para profissionais autônomos e pequenas empresas.
Mais do que melhorar o posicionamento e o ranqueamento nos buscadores, o SEO ajuda profissionais liberais e pessoas jurídicas a conseguirem aumentar o reconhecimento de marca, qualificar o seu público e terem mais chances de sucesso na conversão de leads. Tudo isso sem a necessidade de tráfego pago ou links patrocinados.
Quem procura o SEO?
Diante do cenário competitivo e do crescimento de buscas por performance digital, a Conversion, maior agência de SEO do Brasil, investigou quais são as profissões que mais pesquisam por estratégias de otimização no Google. Para identificar as profissões mais interessadas nesta tática e como pretendem aplicá-lo, foram analisadas buscas com o termo “SEO para” entre novembro de 2024 e novembro de 2025.
A partir dessa expressão, foi possível mapear as profissões mais pesquisadas e o volume de interesse por área. Com esses dados, foi criado o ranking das carreiras que mais buscam sobre SEO e seus principais objetivos. As cinco áreas que concentram maior volume são formadas por advogados, dentistas, fotógrafos, contadores e clínicas.
Na primeira posição aparece a advocacia, o que sugere que a internet ampliou os canais de exposição para que juristas mostrem o seu conhecimento e construam uma imagem de credibilidade e relevância. O segmento de marketing jurídico, por exemplo, é um reflexo da força desse setor no mundo digital.
Outros profissionais também apareceram no estudo feito pela agência. Estão listados no ranking de profissões que mais buscam por SEO os desenvolvedores, farmácias, fisioterapeutas, nutricionistas, cirurgião plástico, clínicas odontológicas, construtoras, dedetizadoras, escritores, floriculturas, imobiliárias, psicólogos, psiquiatras e veterinários.
Principais estratégias de SEO
As principais estratégias do SEO se dividem nas frentes de On Page, aquilo que é trabalhado dentro da própria página, e Off Page, aquilo que é trabalhado fora dela. Nesse sentido, surgem outras importantes frentes como o Link Building e o Digital PR, que, com o auxílio de conteúdos relevantes e de boa autoridade, colaboram para a construção da credibilidade e presença digital do site.
A otimização para mecanismos de busca consolidou-se como ferramenta estratégica fundamental na construção de autoridade digital, para atrair organicamente o público-alvo. O SEO garante relevância e crescimento em um mercado cada vez mais competitivo. Para os profissionais que apostam nessa estratégia, as buscas no Google são um importante pilar de visibilidade e credibilidade.
Fonte: Assessoria