Comissão de Equidade Racial do TJAL realiza primeira reunião de alinhamento de 2026
A Comissão de Equidade Racial do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) reuniu-se, nesta terça-feira (24), na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), para dar a continuidade à definição de estratégias voltadas ao combate ao racismo no ambiente institucional.
Durante o encontro, foi apresentado o balanço das atividades finalizadas em 2025. O grupo também estabeleceu as ações prioritárias a serem desempenhadas ao longo do ano.
Entre as iniciativas previstas estão a realização de capacitações em letramento racial para servidores e magistrados, a formalização da parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social do Estado (Seris), e os encaminhamentos para criação de canal de denúncias raciais no âmbito do TJAL.
As propostas levantadas na reunião serão organizadas e direcionadas à Presidência do Tribunal, a fim de garantir a execução de medidas que promovam a equidade racial e atendam às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Participaram da reunião, além do juiz presidente da Comissão, Vinicius Augusto, as servidoras Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Judiciário, Carolina Amancio, analista judiciária especializada em Comunicação Social, e Mariana Marques, coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor).
Ascom Esmal