Alimentação, saúde e meio ambiente: encontro no Cesmac propôs olhar integrado para a garantia de direitos
Da qualidade da água que chega às torneiras aos alimentos que chegam à mesa, diferentes fatores influenciam diretamente a saúde da população. Essa relação esteve no centro do I Encontro entre Consea e Vigilância em Saúde Ambiental, realizado no auditório do Campus I do Cesmac, no Farol. O evento reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da segurança alimentar e nutricional e a construção de políticas públicas mais integradas.
Com o tema “Segurança Alimentar, Saúde Ambiental e Direito à Alimentação Adequada”, a iniciativa reuniu o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió (Consea Maceió) e a Vigilância em Saúde Ambiental da capital. Aberto à participação de interessados dos 102 municípios alagoanos, o encontro promoveu o diálogo entre saúde, meio ambiente, educação, assistência social e o Sistema de Justiça, aproximando diferentes áreas em torno de um compromisso comum: a garantia do direito humano à alimentação adequada.
Questões como agroecologia, alimentação saudável, exposição a agrotóxicos e qualidade da água, do solo e do ar estiveram entre os temas abordados. A programação contou com representantes do Ministério Público, da Embrapa Alimentos e Territórios, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e das secretarias municipal e estadual de Saúde, além de profissionais e estudantes de diferentes áreas. Painéis, mesas temáticas e uma roda de diálogo estimularam a troca de experiências e a construção coletiva de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas.
A realização do encontro no ambiente universitário também aproximou a produção científica dos desafios enfrentados pela sociedade. Ao abrir espaço para a articulação entre instituições públicas, pesquisadores, profissionais e comunidade acadêmica, o Cesmac contribuiu para ampliar discussões diretamente relacionadas à formação profissional, à sustentabilidade e à promoção da saúde coletiva.
A programação foi encerrada com encaminhamentos e considerações finais voltados ao fortalecimento da atuação intersetorial. O encontro foi uma realização do Consea Maceió, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES), e da Vigilância em Saúde Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ascom Cesmac