A Tragédia dos Bens Comuns, ou Tragédia dos Comuns, é um conceito amplamente utilizado na ciência econômica para descrever o uso coletivo de um bem (ou recurso) comum, acessível a todos, pois não pertence à propriedade privada. Um Bem Comum pode ser qualquer coisa, como água, florestas ou espaços públicos, peixes nos oceanos e até mesmo bens intangíveis, como conhecimento.
Leia mais »A Teoria da Escolha Pública (Public Choice) surgiu na obra The Calculus of Consent, publicado em 1962, dos economistas James M. Buchanan (Prémio Nobel 1986) e Gordon Tullock. Essa corrente é um ramo da escola neoclássica que se relaciona com a ciência política. Ela analisa o comportamento político, as decisões governamentais, e o papel dos eleitores, autoridades, funcionários públicos e grupos de interesse na economia. Por essa teoria, os políticos não são necessariamente servidores altruístas do interesse público, mas sim atores que buscam maximizar seus próprios interesses. Para a corrente da Teoria da Escolha Pública, o excesso de Estado na economia provoca políticas públicas ineficientes.
Leia mais »A economia marxista é uma escola de pensamento econômico baseada nos trabalhos de Karl Marx, principalmente "O Manifesto Comunista" e "O Capital", além de obras de seus sucessores marxistas.
Leia mais »(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.