OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de julho de 2024

Colunistas

Arnóbio Cavalcanti Arnóbio Cavalcanti
Doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, HHESS, França. Professor da Universidade Federal de Alagoas com linhas de pesquisa em Finanças Públicas, Economia do Setor Público, Macroeconometria e Desenvolvimento Regional.
13/07/2024 às 10:09

30 anos do Real: a arquitetura do principal plano de estabilização econômica do Brasil

Aprovado em dezembro de 1993 e implantado no dia primeiro de julho de 1994, o plano Real é considerado o principal projeto de estabilização monetária brasileira. Na concepção desse plano, a equipe liderada pelos economistas Edmar Bacha, André Lara Resende e Pérsio Arida, teve forte inspiração no plano de estabilização econômica argentina de abril de 1991, o conhecido plano “Cavallo”.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
11/07/2024 às 12:06

Como a Reforma Tributária, aprovada quarta-feira, na Câmara, irá impactar a vida dos brasileiros?

Há quase 30 anos fazendo parte das discussões no Congresso e nos sucessivos governos no Brasil, a proposta da reforma tributária (PEC 45/2019) foi finalmente aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional, em dezembro do ano passado, através da Emenda Constitucional 132/24, deixando indefinidas as alíquotas que serão cobradas e quais serão as exceções. Escrevi um artigo, à época, considerando tratar-se de um feito econômico só comparável ao lançamento do plano Real e, consequentemente, a estabilidade monetária no Brasil.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
01/07/2024 às 15:28

Antecedentes do Plano Real 30 anos: Como o Brasil conseguiu vencer a inflação e mudar sua cultura inflacionária

Movido pelo sucesso do programa de ajuste da economia Argentina, o “Plano Cavallo”, por uma parte, e decepcionado, por outra parte, pelos sucessivos fracassos obtidos pelo diversos planos de estabilização da moeda nacional, seja utilizando choques antinflacionários baseados em congelamentos de preços e salários ou por adoção de políticas econômicas ortodoxas, em dezembro de 1993 o governo brasileiro lança um conjunto de medidas que sinalizava as condições necessárias para a “dolarização” da economia.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
08/06/2024 às 11:00

A “economia do gotejamento”: os fundamentos da “nova” teoria econômica adotada no Brasil

O debate público sobre o futuro provável e desejável para a economia brasileira – no congresso, nos ambientes acadêmicos, no seio familiar, entre outros - está cada vez mais recheado de conteúdo alicerçados no pensamento conservador/liberal: conceito de livre mercado, crença no sistema econômico onde ocorre trocas comerciais ocorrem sem a interferência do Estado, valorização do poder de escolha do indivíduo, além de meritocracia e individualismo, com a premissa da mínima intervenção estatal como forma de desenvolvimento individual e “social”.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.