Restaurante Akuaba é referência em qualidade e práticas sustentáveis
Empresa coleciona seis prêmios em gestão e possui duas certificações de ISO

*João Paulo Macena
Quem mora em Maceió conhece bem a marca. Mas, há aqueles turistas que chegam na cidade e já perguntam onde fica o restaurante. Há 24 anos no mercado, o Akuaba é referência no quesito qualidade. Reconhecimentos importantes no currículo, como três edições do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL) e três ciclos do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), reforçam esse título. Comandada pelo empresário Osvaldo Moreira, especializado em gastronomia afro-baiana, a empresa vem construindo um caminho sólido no mercado, desenvolvendo-se por meio de capacitações e soluções que alavancam o desempenho do negócio.
O restaurante que, atualmente, está localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió, nasceu no ano de 1992, durante reuniões entre amigos na casa do empreendedor, no bairro de Guaxuma. Segundo Osvaldo, no início, só servia os amigos dele e de sua esposa, Vera Moreira. O negócio nasceu e, rapidamente, precisou ser expandido, saindo de sua casa para um local maior. Naquela época, as pessoas envolvidas no atendimento eram apenas três colaboradores, que o apoiavam no dia a dia.
“Servíamos pratos apenas para nossos amigos, nos fins de semana, em nossa residência. Eles sugeriram que abríssemos um restaurante, pois viam que a Vera cozinhava muito bem. Um amigo saiu dizendo a outro amigo e a coisa foi se ampliando em pouco tempo, o que fez a gente sair de nossa casa, em Guaxuma, para abrir o nosso verdadeiro restaurante, na Jatiúca”, conta Osvaldo, acrescentando que precisou ampliar o quadro de funcionários para 17 pessoas quando se instalou no local que é o Akuaba hoje.
De acordo com o baiano, ainda nos primeiros anos de funcionamento, em meados dos anos 1994, o número de sua equipe passou de 17 para 30 pessoas. Naquele momento, Osvaldo percebeu que teria que fazer algo para otimizar o trabalho dos colaboradores. Foi quando ele decidiu investir em capacitação e qualificação para seus funcionários.
“Não tínhamos ideia de que o negócio faria tanto sucesso assim. Nós ficamos surpresos, pois viemos para uma área comercial, com uma alta densidade demográfica. A gente teve dificuldades de atender os clientes que frequentavam a nossa casa de Guaxuma e os novos clientes da região. Foi aí que surgiu a necessidade de capacitar e treinar toda a equipe para qualificar os serviços. Logo pensei no Sebrae para que a gente pudesse trabalhar o nosso planejamento estratégico e buscar a qualidade no atendimento, no serviço e na comida”, destaca.
Akuaba, Sebraetec e as práticas sustentáveis
Osvaldo Moreira é químico por formação e trabalhou na indústria. Por isso, percebeu que as práticas sustentáveis e o caminho rumo à excelência seriam estratégias para fazer com que o restaurante fosse inovador e mantivesse uma clientela fiel durante anos. Foi aí que o empreendedor buscou as soluções do Sebraetec, também nos anos 1990, participando da primeira turma do Programa D-Olho na Qualidade em Alagoas e do Programa Produção Mais Limpa (P+L).
Ao conhecer e aplicar as soluções do Sebraetec, Osvaldo passou a se preocupar ainda mais com a gestão e a sustentabilidade do restaurante, implantando o tratamento de efluentes e resíduos sólidos, líquidos e gasosos, além da coleta seletiva, sempre conscientizando seus colaboradores sobre temas que envolvem o meio ambiente. Além disso, o empresário ressaltou que, através do Programa de Produção Mais Limpa, passou a garantir alimentos mais saudáveis para os clientes, acompanhados do campo até a mesa.
Um desses alimentos é a ostra. O molusco é adquirido por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), instituição que tem um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri) e ajuda a fornecer ostras produzidas por pescadores da Vila Palateia, colônia que fica na Barra de São Miguel (AL). As ostras passam pelo processo de depuração no município de Coruripe. Com a compra das ostras, o Akuaba ajuda a garantir alimento seguro na mesa dos clientes e ainda contribui para o desenvolvimento de pequenos produtores.
Por meio do Sebraetec, o Restaurante Akuaba conseguiu duas certificações: a ISO 9001, que trata do sistema de gestão como um todo, envolvendo a satisfação do cliente e do colaborador, além do alinhamento do fornecedor com os princípios da empresa; e a ISO 22000, voltado para o Programa de Alimentos Seguros (PAS). Osvaldo destaca que a atuação do restaurante no mercado vai bem além de comercializar alimentos e bebidas.
“A gente se preocupa muito com os insumos, desde o campo, até a chegada do produto na mesa do cliente. É uma condição que colocamos dentro do nosso planejamento, e que faz com que a gente não se limite apenas a comercializar alimentos e bebidas, pois acreditamos que temos que cultivar o meio ambiente e fazer as pessoas serem melhores. Trabalhamos para colher bons frutos com nossas práticas, não só pensando nas finanças, mas na nossa cidade, no estado e no país como um todo. Acho que, se cada um fizer a sua parte, passaremos a ter uma realidade diferente da que vivemos hoje”, frisa o empresário.
Osvaldo lembra outros benefícios que alcançou após aplicar as práticas do Sebraetec no restaurante, sobretudo refletindo na satisfação dos seus clientes. “Enxerguei uma maior eficiência em todos os processos. Evoluímos muito ao implantar a metodologia do 5S, passamos a ser mais organizados. Quando mapeamos todos os processos e organizamos os ambientes de trabalho, a gente passa a ser mais eficiente. É impressionante como esse trabalho interno influencia diretamente na satisfação do cliente. O prato chega à mesa de forma mais hábil, a conta chega mais rápido, a qualidade dos insumos é maior. É um somatório de ações que acaba refletindo na satisfação do cliente, que está acima de qualquer coisa no Akuaba”, pontua.
Akuaba e os prêmios
Com clientes mais satisfeitos e a excelência rendendo frutos, o Akuaba passou a ser ainda mais reconhecido. Foi aí que o restaurante ganhou o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL) nos anos de 2007, 2013 (troféu de bronze) e 2014 (troféu de prata) e a etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), ciclos 2005 e 2006, ambos na categoria Comércio, e, em 2012, na categoria Serviços de Turismo. O baiano relembra os principais benefícios ao participar das premiações e os desafios para o futuro.
“É maravilhoso poder participar desses prêmios, que são formatados em critérios norteados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Quando você começa a redigir, a se inscrever nessas premiações, você faz uma reflexão, tem um olhar para dentro da própria empresa, mapeando tudo e passando por um processo de maturação, de crescimento. Vamos participar sempre, pois qualidade é uma coisa que a gente nunca alcança. É uma busca por aperfeiçoamento contínuo. Quando chegamos a um patamar de excelência, surgem novas oportunidades. Ainda estamos em busca do troféu de ouro no PEQ. Vamos trabalhar mais forte para um dia chegar lá”, afirma.
Hoje, 20 anos depois da primeira capacitação no Sebrae e de ganhar diversos prêmios, o Akuaba tem 45 funcionários, todos qualificados e treinados com foco na qualidade.
“O Sebrae é uma porta de entrada maravilhosa. A gente sabe que consultorias e auditorias são caras. Então, a instituição aparece com alternativas para reduzir esse custo por meio de soluções como as do Sebraetec, com profissionais extremamente envolvidos, que têm amor à causa. Eles vivem o mercado, vivem a sua empresa. Não hesite em pedir socorro ao Sebrae e ao Movimento Alagoas Competitiva (MAC). Eles apoiam sua empresa. A busca pela qualidade me contaminou de forma positiva e não consigo mais pensar de outra forma. A única saída é sermos eficientes através desses critérios que envolvem planejamento e capacitação”, finaliza Osvaldo.
Sobre o Sebraetec
O Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) promove o acesso dos empresários de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação, por meio de serviços customizados e especializados: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação.
O programa aproxima os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos para a implementação da inovação. Para ter acesso aos serviços, basta ir até o ponto de atendimento do Sebrae mais próximo da sua empresa, com a identidade e com o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da firma, procurar o atendimento e explicar a situação da empresa, indicando em que ponto há a necessidade de inovar.
Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos seus consultores tecnológicos cadastrados para viabilizar o acesso à inovação dentro da empresa de qualquer segmento.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria