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Estudo detalha mercado de escolas particulares em Maceió

Levantamento aponta números sobre alunos, atuação, índice de inadimplência e evasão escolar

*João Paulo Macena

Com o intuito de desvendar o mercado das escolas privadas em Maceió, evidenciar as lacunas existentes e contribuir para o desenvolvimento desse segmento no estado, o Sebrae em Alagoas divulgou o estudo ‘O Mercado de Escolas Particulares em Maceió’. A publicação, que traça o atual cenário das escolas da capital e do interior, também visa detalhar informações para os empresários e potenciais empresários que queiram investir no ramo, destacando aspectos empresariais que devem ser observados, como o planejamento, o controle financeiro, o marketing e a gestão de pessoas.

O estudo aborda pontos como a quantidade de alunos nas escolas particulares da capital, o tempo médio que os alunos passam nas escolas, os índices de inadimplência, números sobre a redução da evasão escolar do Ensino Médio no estado, além de dicas essenciais para o empresário que deseja investir nessa área.

Segundo o estudo, 62% das escolas particulares alagoanas estão em Maceió. Na capital, o mercado das escolas cresceu cerca de 10%, entre os anos de 2010 e 2014. Com a análise dos números das escolas de outras cidades do estado, o aumento chega a 11%. Já quando são analisadas somente as escolas de educação infantil e ensino fundamental de Maceió, o mercado aponta crescimento de 13%, contra um decréscimo de 9% se levadas em consideração apenas as escolas de ensino médio.

A amostra das escolas pesquisadas teve como principal característica analisar empreendimentos típicos de bairros, com capacidade para 250 a 600 alunos. Em poucos casos, as escolas apresentavam número maior que esse, mas nunca passando dos 1.200 alunos.

Ainda sobre alunos, ficou constatado que eles têm passado mais anos na escola. Em 2011, um aluno passava, em média, 5,3 anos na escola. Já em 2013, a média aumentou para 6,2 anos.

Os dados também ajudam a reforçar a diminuição da evasão escolar do Ensino Médio no estado. Entre 2009 e 2012, a evasão escolar chegava a 18%. Em 2013, esse número caiu para 14%. Sobre a inadimplência nas mensalidades, a pesquisa destaca que pelo menos 20% dos clientes não pagam a mensalidade em dia. A inadimplência só cai no fim de cada ano, quando chega a 10%.

Áurea Andrade, gerente adjunta da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, destacou algumas dicas para quem deseja abrir um negócio na área de escolas.

“Quem for iniciar uma escola deve pensar estrategicamente no espaço para construir o prédio, preparar a área jurídica e de gestão. O mercado de Maceió conta com boas escolas atuando. Uma alternativa interessante é o empreendedor optar por prestar serviços para as escolas já existentes, o que é uma nova tendência de mercado, oferecendo serviços exclusivos, como aulas de inglês e práticas esportivas, por exemplo”, destaca Áurea.

Delane Valente de Lima, diretora geral da Escola Criar e Recrear, com unidades nos bairros da Ponta Verde e do Farol, atua no mercado maceioense desde 1988. Ela destaca que já participou de diversas capacitações, cursos, seminários e consultorias sobre design, atendimento, coaching e a metodologia 5S. A diretora ressalta os desafios vividos no mercado de escolas em Maceió e a importância da educação para o estado.

“O Nordeste é a região que mais tem investido em educação nos últimos anos. Portanto, o trabalho com educação aqui em Maceió tem sido bastante favorável, mesmo ainda encontrando um pouco de resistência por parte das pessoas em investir na educação. Isso pode estar ligado à realidade do nosso estado, que não nos favorece socialmente, em política e em cultura, e a população acaba priorizando outras necessidades. Mas não podemos esquecer que educação é a base de tudo. Crianças bem educadas, agora, terão no futuro mais saúde, dignidade, qualidade de vida e saberão eleger bons políticos para fazer um estado melhor ainda neste século”, aponta Delane.

O levantamento faz parte do Projeto AL Sebrae Negócios, desenvolvido pela Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae em Alagoas e elaborado por uma empresa credenciada, a partir de demandas dos projetos da UCS e do atendimento difuso na Unidade de Atendimento Empresarial (UAE).

Dicas importantes para gestores de escolas

- Desenvolva o mercado na concepção de que a escola é um ambiente de formação de alunos e da comunidade;

- Pense na escola como um negócio, equilibrando pedagogia com o entendimento do mercado;

- Atue de forma mais efetiva na cobrança dos inadimplentes ao longo do ano;

- Entenda melhor a cultura dos alunos para trabalhar o mercado específico da escola;

- Atualize o ensino com a aplicação de novas tecnologias. Alinhe com o desenvolvimento de projetos pedagógicos e comunique aos pais;

- Crie regras gerais para a aceitação de alunos oriundos de outras escolas e da comunidade;

- Abra canais de comunicação com os alunos e seus pais. Utilize as redes sociais e aplicativos como ferramentas positivas;

- Incorpore outras atividades educacionais e de ensino nas dependências da escola, utilizando espaços ociosos;

- Trabalhe com endomarketing, atuando junto aos colaboradores, comunicando sempre o papel de cada um;

- Inove, transformando os espaços físicos da escola em ambientes de aprendizagem e de interação com a comunidade e com os pais.




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