Otávio Praxedes recebe alunos do Cesmac e apresenta rotina do gabinete

Cerca de 60 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Cesmac participaram, nesta quinta-feira (28), de uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), onde foram recepcionados pelo desembargador Otávio Leão Praxedes.
Durante o encontro, os alunos receberam orientações sobre a estrutura do Poder Judiciário e puderam acompanhar de perto a rotina dos gabinetes de magistrados.
Otávio Praxedes explicou o funcionamento da Corte, composta por 18 desembargadores que atuam nos diversos órgãos colegiados: quatro câmaras cíveis, câmara criminal, Sessão Especializada e Pleno.
Durante a palestra, o magistrado também compartilhou sua trajetória pessoal e profissional com os alunos, destacando as dificuldades enfrentadas ao longo da carreira e incentivando os estudantes a persistirem em seus objetivos.
Desembargador Otávio Praxedes e professores do Cesmac falaram aos alunos, em auditório no TJAL.
“Estou no Tribunal há 14 anos como desembargador. Vim de uma família humilde, meu pai era motorista, minha mãe professora. Hoje sou realizado profissionalmente, sempre atuei com honestidade e com um perfil republicano dentro do Tribunal”, afirmou Praxedes, que possui quase 40 anos de carreira como magistrado.
A visita foi organizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do Cesmac. O coordenador do núcleo, professor Marcos Joel, ressaltou o valor da experiência proporcionada aos alunos.
“O desembargador Otávio, por toda a vida teve esse perfil de humildade, ética e um conhecimento jurídico que vocês não imaginam. Esse contato direto é uma lição de vida e de formação profissional”, declarou Marcos.
Após o encontro com o desembargador, os estudantes foram divididos em grupos e visitaram os gabinetes dos desembargadores Otávio Praxedes, Orlando Rocha, Fábio Ferrário e Márcio Tenório.
O professor Manoel Félix ressaltou o pioneirismo da atividade. “É a primeira vez que o Cesmac realiza uma visita institucional desse tipo, conhecendo os gabinetes por dentro. O desembargador Otávio tem uma história de vida muito bonita, vindo de escola pública, ex-jogador de futebol, e construiu sua carreira pelo mérito e esforço”.
A professora Emanoella Remígio destacou a importância pedagógica do momento. “Essa é uma oportunidade impagável. Os alunos vivenciam a prática, conhecem o funcionamento do sistema processual e têm a chance de perguntar, aprender e se inspirar”.
Entre os estudantes, a experiência foi vivida com entusiasmo. Para Sara Pereira, a experiência contribui para a escolha do caminho que seguirá em sua carreira profissional.
“Acho que não tem preço a gente ter contato com desembargadores, juízes. Faz a gente sair da faculdade já com uma ideia do profissional que a gente quer ser. Direciona muito as nossas vontades, aquilo que a gente gosta, aquilo que a gente não gosta. É uma oportunidade única”, disse Sara.
Já a estudante Milena Machado, que também atua como estagiária, reforçou a relevância da prática no processo formativo. “Foi muito gratificante. Pra gente como estudante de Direito, é muito importante estar aqui, especialmente como estagiária”.
Dicom TJAL