Notícias

Marcas de design do Nordeste marcam presença na Maison&Objet, em Paris, com o apoio da ApexBrasil

Tereza e Nara Melo, da marca Trapos e Fiapos | Darcy Bastos

Entre os dias 4 e 8 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levará 31 empresas brasileiras de design e decoração para participar da Maison&Objet, em Paris, uma das maiores feiras internacionais do setor no mundo. A mostra brasileira, intitulada Amuleto, tem a curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões e o projeto cenográfico do arquiteto Lucio Richetti, da Estojo Cenografia.

Quatro empresas brasileiras participantes são da região Nordeste: Trapos & Fiapos e a artista e designer Kalina Rameiro, ambas do Piauí; a designer e ceramista Aline Angeli, de Alagoas; e o artista Sergio Esteban, radicado em Pernambuco. “A presença reforça a diversidade e a força criativa do Nordeste, que ganha visibilidade em uma vitrine internacional estratégica para os negócios e a exportação”, afirma Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.

Com sede em Teresina, a Trapos & Fiapos leva à feira o tapete Entre Rios, feito de fibras naturais de Taboa e Buriti e algodão orgânico bege. “Faz alusão aos dois rios que passam pela nossa cidade de Teresina, Rio Poty e Parnaíba. Conta a possibilidade das águas dos rios que sempre correm para um lugar maior, que é o mar”, explica a empreendedora e representante comercial da marca, Nara Melo. Responsável pelo design de 80% dos tapetes da marca, a designer Tereza Melo assina a criação da peça apresentada em Paris.

Com experiência em exportações para Estados Unidos, Suíça e Uruguai, Nara ressalta a relevância do evento. “Nossa intenção, ao participar da Maison&Objet, é compreender o mercado consumidor da Europa de um modo geral: lojistas, galeristas, decoradores. Sentir se eles buscam algo personalizado, tapeçaria autoral, se buscam o feito à mão, da peça única com alto valor agregado. Queremos compreender o mercado para nos ajustarmos na expansão da marca com mais segurança e assertividade”.

De Maceió, Alagoas, a designer e ceramista Aline Angeli apresenta peças em cerâmica de duas coleções: Guardiães, inspirada na simplicidade da natureza regional, e Voos, que remete às ondulações dos ventos e aos relevos que simbolizam movimento e transcendência. Suas peças são feitas de barro orgânico e modeladas em forno artesanal a 1000 graus. “Estou muito feliz com essa oportunidade de mostrar meu trabalho em uma vitrine tão importante como a Maison&Objet. Estou muito animada também com a linda cenografia, que certamente ajudará a valorizar as peças. A estrutura proporcionada pela ApexBrasil é fundamental. Sem isso, dificilmente ocorreria minha participação”, afirma a designer, que neste ano também expôs no FuoriSalone, em Milão.

De Pernambuco, o artista argentino radicado em Recife, Sergio Esteban, participa pela primeira vez da Maison&Objet com duas obras autorais que unem design e espiritualidade: a Luminária Totem e a escultura de parede Petrus, ambas criadas a partir de materiais reaproveitados. “Inspiradas nos totens indígenas, as obras evocam proteção, memória e espiritualidade. O totem, com acabamento que lembra pedra e luz interna pulsante, simboliza uma energia vital que conecta céu e terra. A escultura de parede, mais contida e suspensa, funciona como um relicário, carregando camadas de lembrança e força simbólica”, explica o artista.

Para ele, o evento é um marco em sua trajetória. “Para essa minha primeira participação na Maison&Objet, minhas expectativas são de promover e divulgar meu trabalho internacionalmente, visando novos negócios e parcerias comerciais. Estou também muito entusiasmado em absorver a criatividade e as tendências do mercado, aproveitando a oportunidade para fazer networking e me abrir a todas as possibilidades que possam surgir”.

Maison&Objet

A cada edição, a Maison&Objet reúne mais de 70 mil visitantes, dois terços deles revendedores em busca de novidades para seus negócios, além de apresentar instalações e painéis com grandes nomes do segmento de casa e decoração.

A participação brasileira tem como parceiros a Embaixada do Brasil na França, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest).

Conceito

O conceito Amuleto criado por Bruno Simões traduz o espírito da mostra. "Além da beleza estética, as peças são imbuídas de significado, memória e senso de pertencimento que funcionam como amuletos que carregam sabedoria por meio de técnicas artesanais e ancestrais", explica o curador.

SERVIÇO

Mostra brasileira na Maison&Objet

Data: 4 e 8 de setembro

Local: Parc des Expositions Paris Nord, Villepinte – Paris/França

Fonte: Assessoria