Notícias

Reinclusão produtiva e prevenção de golpes chegam a Alagoas com projeto Faz a Conta

| Freepik

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, promover inclusão e incentivar a autonomia financeira na terceira idade, a Muda Cultural, empresa que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultural, entre outras), lança o projeto Faz a Conta, que oferecerá oficinas gratuitas de arte e artesanato para pessoas com 60 anos ou mais em 15 cidades brasileiras. A iniciativa, viabilizada pela Lei Rouanet e patrocinada pelo Nubank, contará, também, com uma websérie educativa dedicada à prevenção de golpes e fraudes financeiras, desenvolvida especialmente para esse público, frequentemente alvo de crimes no ambiente bancário digital.

“O Faz a Conta nasce do desejo de dar protagonismo à população 60+ em um campo vital como o da cultura, da autonomia econômica e da educação financeira. Ele combina linguagem acessível, acolhimento regional e soluções concretas para inclusão produtiva e proteção digital de um público frequentemente vulnerável, mas cada vez mais ativo”, destaca Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.

Websérie Faz a Conta

A websérie Faz a Conta, produzida pelo coletivo criativo Fiteiro, acompanha uma equipe de filmagem que é escalada para acompanhar o dia a dia de Glória, uma estatística bem humorada e cheia de histórias para contar que, de tanto sofrer e ouvir sobre tentativas de golpes virtuais, especializou-se no tema: conhece todos os truques utilizados pelos bandidos e até abriu uma conta numa rede social para relatar os casos, alertar os seguidores e aconselhar as vítimas.

Com cerca de 65 anos, Glória é muito ativa. É toda ligada nas tecnologias, mas se orgulha de suas produções artísticas, como bordados, pinturas e colagens que enchem os móveis e paredes de sua casa. Na produção, a protagonista interage com a equipe de filmagem e com personagens como a vizinha, o porteiro, amigos e seguidores da internet, apresentando de modo leve e divertido alguns dos golpes mais comuns hoje em dia no Brasil, como evitá-los e o que fazer caso tenha se tornado alvo.

O lançamento está previsto para o final de setembro e será disponibilizada gratuitamente no site oficial do projeto, no YouTube, e em cortes para redes sociais (@vemefazaconta). A produção ficcional apresenta 10 episódios inspirados em casos reais de golpes bancários e fraudes online, oferecendo orientações práticas e acessíveis para que pessoas idosas naveguem com mais segurança e confiança no ambiente digital, já que é um dos principais desafios da faixa etária.

A escolha da Muda Cultural como parceira se deve à sólida trajetória de 18 anos realizando iniciativas de transformação e impacto social em diversas áreas, como inclusão digital, educação financeira, capacitação, geração de renda e democratização do acesso à arte, à cultura e ao conhecimento. A agência alia experiência técnica e sensibilidade social, atuando por meio de leis de incentivo e verba direta, em parceria com empresas e instituições comprometidas com princípios ESG.

Oficinas de artesania manual pelo Brasil!

A partir de setembro o projeto percorrerá seis estados brasileiros — Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Amapá — oferecendo oficinas presenciais que incentivam a prática artística, com foco na reinclusão produtiva e no fortalecimento da autoestima e da autonomia de pessoas idosas. Em paralelo, a formação de educadores locais visa estimular a continuidade das ações nas regiões atendidas, ampliando o alcance e legado do projeto.

As oficinas ocorrerão nas seguintes cidades: São Sebastião (AL), Maceió (AL), Registro (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Ibirité (MG), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA), Salvador (BA), Porto Grande (AP) e Macapá (AP).

Cada uma delas receberá oficinas com 30 vagas destinadas ao público idoso (duas turmas de 15 pessoas), além de capacitação para 15 educadores locais. As atividades terão como base práticas manuais e artes visuais com materiais variados – madeira, tecido, plástico e papel – respeitando a cultura e o repertório criativo de cada região.

A expectativa é alcançar diretamente 675 pessoas nas oficinas presenciais e atingir uma audiência de 15 mil pessoas com a websérie, por meio de uma campanha multiplataforma que inclui redes sociais, grupos de WhatsApp e canais locais. “Além de ampliar o repertório criativo dos participantes, o projeto pretende despertar novas fontes de renda, fortalecer a confiança dos idosos em suas capacidades e instrumentalizá-los para uma vida digital mais segura”, completa Ítalo Azevedo.

Cultura, inclusão e incentivo fiscal

A iniciativa reforça o papel estratégico dos incentivos fiscais para o fomento à cultura e inclusão social, valorizando a economia criativa como campo de geração de renda e participação ativa de públicos historicamente marginalizados.

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência com 18 anos de experiência na criação de estratégias e gestão de incentivos fiscais para promoção de iniciativas de impacto. Sua atuação abrange várias áreas; desde inclusão digital, educação financeira, capacitação e democratização do acesso à arte e à cultura, até propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem, projetos de apoio à criança e adolescente, público idoso, saúde e esporte, destacando-se também pela parceria com empresas e instituições que buscam investir em iniciativas alinhadas ao universo ESG, criando projetos para marcas como Grupo Boticário, Itaú e Claro.

Só em 2024, mediou 36 patrocínios e direcionou R$ 10 milhões em recursos, fortalecendo diversas marcas por meio dos mecanismos de incentivos fiscais criados com o suporte da Muda Cultural. Para 2025, a empresa visa fortalecer seu posicionamento institucional, se consolidando ainda mais nas áreas de gestão de incentivos, portfólio de projetos proprietários e desenvolvimento de projetos sob medida. Entre as iniciativas já realizadas este ano estão: Aprendizes Digital, Artistas de Rua e maquie&crie.

Sobre o Nu

O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 122 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores.

Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência.

A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.

FITEIRO.TV | Coletivo Criativo Audiovisual

Fiteiro é um coletivo criativo que atua no mercado do audiovisual cruzando fronteiras entre direção de cena, motion design, ilustração, design gráfico e fotografia. Formada por Karen Zlochevsky, Juca Calheiros e Pio Figueiroa, a Fiteiro nasce do encontro dessas linguagens e do desejo de criar histórias marcantes com entregas eficientes. Grupo de trabalho com um processo leve e compartilhado, que resulta em peças que comunicam com beleza e estratégia.

Fonte: Assessoria