Dia do Cliente: o potencial da data para franquias de moda impulsionarem resultados

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, se destaca como uma das datas promissoras para o varejo brasileiro, com impacto direto para o consumo do segundo semestre. Em 2023, pequenas e médias empresas digitais faturaram R$ 72,5 milhões na semana da data, um crescimento de 21,5% sobre o ano anterior, segundo levantamento da Nuvemshop. Outra pesquisa, da Mission Brasil, mostra que 65% dos consumidores pretendem fazer compras no Dia do Cliente, e 30% têm roupas e acessórios como prioridade.
Para o setor de franquias, o potencial é ainda maior. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que o segmento de moda faturou mais de R$ 6 bilhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A alta rotatividade de coleções e o apelo por custo-benefício tornam o segmento especialmente competitivo nesta data, que pode servir tanto para atrair novos clientes quanto para fortalecer laços com os já existentes.
Redes que lideram o setor têm apostado em lançamentos exclusivos, eventos presenciais, atendimento personalizado e programas de fidelidade. Essas ações ajudam a criar experiências memoráveis e aumentam a recorrência de compra.
Para Marcos Pertile, sócio-diretor da Mapa da Mina Acessórios, rede de franquias especializada em semijoias com produção própria, o Dia do Cliente deve ser encarado como um investimento em relacionamento. “Um cliente fiel vale mais do que uma venda pontual. Ações que criam conexão e experiência memorável trazem resultados em vendas imediatas, além de recomendações e lealdade duradoura”, recomenda o profissional.
A Mapa da Mina Acessórios aposta em ações sazonais integradas ao calendário anual de lançamentos, e novidades em produto com estratégias de marketing direcionadas. Com 54 unidades no Brasil e faturamento médio mensal de R$ 50 mil por operação, a marca recebeu o Selo de Excelência ABF por dois anos consecutivos e projeta abrir pelo menos 10 novas unidades até o final de 2025.
Sobre a Mapa da Mina Acessórios
Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.
RX da franquia / Mapa da Mina
Modelo de negócio: Quiosque e Loja
Segmento de atuação: Acessórios de Moda
Ano de fundação: 1995
Ano de início do Franchising: 2015
Número de unidades total: 54
Número de unidades próprias:1
Número de unidades franqueadas: 53
Investimento inicial: a partir de R$ 140.000 para quiosque tradicional, R$ 180.000 para o novo formato de quiosque com autoatendimento e R$ 180.000 para Loja
Taxa de franquia: R$ 30.000,00 (quiosque e loja)
Capital de giro: R$ 20.000,00
Royalties: Incluso no produto
Taxa de publicidade: 5% do valor de compra
Área mínima por unidade: Quiosque 6m2 e Loja 20m2
Nº de funcionários por unidade: Quiosque 3 pessoas, loja 2 pessoas
Faturamento médio mensal: R$ 50.000,00 (quiosque e loja)
Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (19) 3441-6558
Celular: (19) 9841-54040
Site: www.mapadamina.com.br
E-mail: [email protected]
Fonte: Assessoria