Notícias

Emprega Mais Alagoas certifica 200 trabalhadores em Chã Preta

Entrega dos certificados se deu na última sexta-feira, em Chã Preta | Elves Fragoso

Edson Moura 

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) promoveu, na última sexta-feira (12), em Chã Preta, a cerimônia de encerramento dos cursos de gestão e produção de conteúdo para redes sociais, cabeleireira, barbeiro e produção de doces e salgados. Ao todo, 200 trabalhadores da região foram qualificados.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do secretário executivo da Seteq, Erik Silveira, do prefeito do município, Maurício Holanda, além de professores e coordenadores.

O secretário executivo da Seteq destacou a importância da conclusão dos cursos da cidade.

"Estamos entregando a esses alunos uma chave de esperança e oportunidades para cada um deles. O Emprega Mais Alagoas tem esse poder de abrir portas para quem deseja crescer. A parceria do Governo de Alagoas, por meio da Seteq, com a prefeitura de Chã Preta, possibilitou 200 oportunidades nos quatro cursos oferecidos aqui. Em breve, iremos oferecer novos cursos, não só em Chã Preta, mas também por todo o estado de Alagoas, seguindo as diretrizes do governador Paulo Dantas de seguir avançando também no emprego e qualificação", destacou o secretário.


O programa

O Emprega Mais Alagoas já ultrapassou a marca de 2 mil trabalhadores qualificados nos mais diferentes cursos. Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, o Emprega Mais Alagoas oferece cursos de qualificação em diversas áreas e está chegando em vários cantos de Alagoas.


Em 2024, foram certificados 1.110 alunos em todo o ano. Em 2025, até julho, já tinham sido emitidos 897 certificados, o que representa 80,81% do total do ano anterior. E esse número será ainda maior, já que muitos alunos estão em fase de conclusão dos cursos.

Só em Maceió 2.345 pessoas já estão inscritas para os cursos dos próximos meses. Também estão em andamento cursos em outros municípios. Em Piaçabuçu, a Seteq está oferecendo o inédito curso do bordado filé, o artesanato que é patrimônio imaterial do nosso estado está sendo ensinado a mulheres do Litoral Sul, ampliando o alcance do artesanato e gerando oportunidade de renda.

O inédito curso de redes sociais também já formou centenas de alunos. No curso são ensinadas técnicas de produção e gestão de redes sociais formando profissionais para trabalharem com o smartphone como social mídia, filmaker e designer. Só em 2025, 150 alunos já concluíram a formação de um total de 500 alunos inscritos nos cursos em Maceió, União dos Palmares, Messias e Joaquim Gomes.


Outro curso bem procurado é o de fotografia. Onde são ensinadas técnicas para fotografia profissional com o uso de câmeras fotográficas. Centenas de alunos já foram capacitados e outros estão em fase de conclusão dos cursos.

Além dos cursos de gestão de redes sociais, fotografia e artesanato filé também são oferecidos cursos de grande procura como: cabeleireiro, barbeiro, designers de sobrancelhas, confeiteiro, manicure, maquiagem e doces e salgados finos, entre outros.

Todos os trabalhadores recebem certificados de qualificação profissional e muitos já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam. A ampliação dos cursos e a interiorização do programa reforçam o compromisso com a inclusão produtiva e a qualificação profissional dos alagoanos.


Nos próximos meses mais cidades irão receber novas turmas do Emprega Mais Alagoas. Acompanhe depoimentos de alunos que já concluíram os cursos e os anúncios das novas oportunidades no instagram da Secretaria do Trabalho @seteqalagoas.