Escola Estadual Moreira e Silva é premiada como equipe Destaque Feminino na Olimpíada de Matemática da Unicamp

Ana Paula Lins
A Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, em Maceió, foi premiada como equipe Destaque Feminina na 41ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), evento que aconteceu neste final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a presença de 239 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Ao todo, Alagoas teve seis equipes na competição, sendo duas do Moreira e Silva, duas do Colégio Contato Maceió (que foi premiada na categoria Beta/ensino médio), uma do Colégio Santa Úrsula, também da capital, e outra da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, de Campo Alegre.
A equipe premiada é composta pelas estudantes Cecyllia Lima, Kimberly Matias e Sanniely Rufino. O trio foi orientado pelo professor Rodrigo Costa, que também acompanhou a equipe masculina formada pelos estudantes, Pedro Henrique Lessa, Elias Martins e Daniel Figueiredo.

Para chegar até Campinas, o grupo passou pelas duas primeiras fases da olimpíada em provas online. Nesta terceira etapa, as equipes, que viajaram com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participaram de provas em trios ou individuais.
Experiência inesquecível
Para as estudantes Kimberly Matias e Sanielly Rufino, os dois dias de participação nas atividades da OMU foram uma experiência que levarão para toda a vida.
“Foram dois dias muito movimentados. Participamos de provas por equipe e individuais, mini simpósios, conhecemos muitas pessoas. Foi incrível e estamos muito felizes”, diz Sanielly. “Agradecemos a todos que contribuíram para a nossa ida à Campinas: a Seduc, a equipe gestora de nossa escola, nossos professores, amigos, familiares e a todos que torceram por nós”, complementa Kimberly.
.jpg)
O professor Rodrigo Costa diz esperar que a conquista de suas alunas seja um incentivo para que mais estudantes do sexo feminino se engajem em ações e eventos ligados à matemática e à ciência.
“Esse reconhecimento mostra a força, a dedicação e o talento das meninas nas ciências exatas, reforçando a importância da representatividade feminina em espaços que transformam conhecimento em oportunidade. Que essa vitória inspire outras jovens a acreditarem em seu potencial e a se lançarem na incrível aventura da matemática e da ciência. Nestes dois dias, vivemos momentos de crescimento pessoal, trocas enriquecedoras e seguimos ainda mais motivados”, revela.
Orgulho
Gestoras da Escola Estadual Moreira e Silva, as professoras Ely Quintella e Ofélia Altoé falam com orgulho da conquista da equipe.
“Celebramos com grande orgulho a premiação de nossa escola na OMU. Ambas as equipes se dedicaram bastante e deram o melhor de si, representando brilhantemente a Rede Estadual de Alagoas. Agradeço ao professor Rodrigo Costa pelo seu trabalho incansável na busca por oportunidades para nossos estudantes por meio da ciência e do conhecimento. Essa vitória é fruto de um esforço coletivo e expressamos nossa profunda gratidão à Seduc, na pessoa da secretária Roseane Vasconcelos por ter garantido as passagens que tornaram a participação dos nossos estudantes possível”, fala Ely.
“Nossos estudantes representaram a rede estadual de Alagoas em uma competição que, a nível nacional, teve mais de quatro mil equipes inscritas na primeira fase. Foi uma conquista muito representativa para todos que fazem a Educação no Estado, mas especialmente para nossos seis estudantes. E nossas meninas receberem o Prêmio Destaque Feminino, que abrilhantou ainda mais esse feito. Que esta experiência se repita outras vezes e seja cada vez mais vivenciada pelos estudantes da Rede Pública Estadual de Alagoas e seus professores”, reflete Ofélia.