Operação “Check-out”: Energia furtada por hotel em Cruz das Almas daria para abastecer mais de 100 casas durante um mês

A Equatorial Alagoas, desencadeou no início desta semana a operação "Check-out" com o apoio da Secretaria de Segurança (SSP) e da Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão. Durante a ação integrada foi constatada uma irregularidade no medidor de energia elétrica em um hotel localizado o bairro de Cruz das Almas, parte baixa da capital.
De acordo com informações da área técnica da Distribuidora, o fornecimento de energia elétrica da unidade havia sido suspenso devido a um débito, mas ao chegarem ao local, as equipes constataram que o cliente estava ligado sem autorização da concessionária, com um medidor não cadastrado no sistema, o qual não estava registrando o consumo real, impedindo o faturamento correto da energia utilizada pelo estabelecimento.
Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Científica também foi acionada para realizar a perícia técnica no local. Os procedimentos de regularização da unidade consumidora foram executados e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis, conforme a legislação vigente.

Segundo dados levantados pela Distribuidora, a perda estimada foi de 2.7000 kWh, o suficiente para atender aproximadamente 108 de residências, com o consumo médio de 250 kWh durante um mês inteiro.
O Superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, Stevon Schettino, ressalta que para combater às perdas de energia no Estado, a Distribuidora segue investido em tecnologia avançada com monitoramento remoto, agregado às técnicas de inteligência artificial que estão sendo utilizadas na identificação de irregularidades tanto de grandes consumidores como nos de menor carga e consumo.

“Realizamos fiscalizações e monitoramento em unidades de todas as classes de consumo. E vale lembrar que as inspeções da Equatorial são realizadas de forma rotineira em todo o estado de Alagoas, com o propósito de identificar as irregularidades, garantir a qualidade do fornecimento de energia e, principalmente, a segurança das instalações”, reforça o Superintendente.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

Denúncia
Além dos malefícios já mencionados, a Equatorial destaca que esse é um crime em que todos os clientes pagam as contas, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.
Para colaborar com a inibição desta prática, a empresa orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.

“Fazemos um apelo junto à sociedade, sobre a importância da mudança de comportamento daqueles que insistem em permanecer com a prática, tendo em vista que o furto e as ligações clandestinas de energia colocam a vida de pessoas em risco, à medida em que podem provocar graves acidentes”, complementa o superintendente.
Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, conta contrato da unidade denunciada, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.
Ascom Equatorial Alagoas