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10/10 promete movimentar comércio eletrônico no Brasil: datas duplas já ultrapassam volumes alcançados pela Black Friday

romovidas pela primeira vez pela chinesa Alibaba, as chamadas 'datas duplas' entraram no calendário da maioria dos marketplaces brasileiros | Freepik

Sabe aqueles dias do calendário em que o número do dia e do mês são iguais — como o próximo 10 de outubro (10/10)? Essas “datas duplas” vêm ganhando destaque no comércio eletrônico brasileiro. O fenômeno é tão forte que, em muitas plataformas, o volume de vendas nesses dias já rivaliza — e, às vezes, até supera — o da própria Black Friday.

A origem desse movimento está na China, com o 11/11 promovido pela Alibaba. No Brasil, a prática vem ganhando força graças à Shopee, que celebra seu aniversário em 7 de julho (07/07) e, além dessa data, realiza promoções e descontos especiais em todos os “dias duplos” do calendário, como 08/08 e 09/09.

Para não perder espaço e evitar ficar para trás, concorrentes têm adotado estratégias para estimular o consumo e enfrentar diretamente as datas duplas.

A Amazon, por exemplo, adotou o “Amazon Day”, geralmente no dia 15 de cada mês. O Mercado Livre, utilizando campanha publicitária com Neymar e Ronaldo Fenômeno como garotos-propaganda, reduziu, em julho — mês de aniversário da Shopee —, o valor mínimo em compras para frete grátis: de R$ 79 para R$ 19.

“É uma verdadeira corrida dos marketplaces para aquecer vendas, estar na dianteira do mercado, atrair e fidelizar clientes. Quem ganha é o consumidor”, afirma o especialista Cláudio Dias, CEO da Magis5, hub de integração de mais de 30 marketplaces no Brasil. “Vemos uma ‘Black Friday’ todo mês”, ressalta.

Monitorando transações de milhares de sellers, a Magis5 registrou, em 7 de julho, cerca de 500 mil pedidos processados em um único dia — superando os volumes da Black Friday de 2024. Nas horas de pico, a operação chegou a 40 mil pedidos/hora, evidenciando a necessidade de processos automatizados e gestão em tempo real.

RECONFIGURAÇÃO DO CALENDÁRIO DO VAREJO

Essa mudança força o seller a operar com mentalidade de alta performance o ano todo”, aponta Dias. “O varejo online não é mais sazonal: ele é contínuo, competitivo e exige inteligência de operação para capturar oportunidades todos os meses".

“É uma reconfiguração impulsionada pelos grandes players, mas que impacta diretamente o seller que está conectado a essas grandes plataformas”, destaca o profissional.

Para ele, não se trata mais de vender bem apenas em novembro, na Black Friday. Hoje, é preciso estar pronto todo mês, com uma operação eficiente, automatizada e ágil para atender ao jogo dos principais marketplaces. É assim que o seller consegue aproveitar datas estratégicas, como as datas duplas.

“A Magis5 conecta a loja virtual aos grandes e-commerces, centralizando a gestão das vendas e automatizando tarefas manuais. Com isso, o vendedor tem controle total de estoque, pedidos e preços em tempo real. Além disso, pode criar anúncios com facilidade para que seus produtos se destaquem nesses momentos — um diferencial para acompanhar o ritmo acelerado de promoções que movimenta o comércio eletrônico brasileiro”, afirma o CEO da Magis5.

POTENCIAL DO E-COMMERCE NO BRASIL

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce no Brasil deve crescer 10% em faturamento neste ano, atingindo quase R$ 225 bilhões. “A título de comparação, no último 11/11, impulsionado pela estratégia de data dupla da Alibaba, na China os marketplaces movimentaram 203,6 bilhões de dólares em um único dia”, sublinha Dias.

Os dados mostram que estamos diante de um novo ciclo no comércio eletrônico brasileiro”, conclui Dias. “Quem dominar essas janelas mensais de vendas, com tecnologia e planejamento, estará na frente na próxima década.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Magis5: https://magis5.com.br/

Fonte: Assessoria