Especialista explica os riscos e dá dicas de cuidados com bebidas adulteradas com metanol

Recentemente, casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas têm acendido um alerta importante para a saúde pública no Brasil. O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um tipo de álcool utilizado principalmente como solvente industrial, anticongelante e combustível, e é altamente tóxico para o organismo humano.
Segundo relatório divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. Ao todo, outros 181 casos seguem sob investigação, sendo dois em Alagoas.
Segundo Ednon Jose Martins Mendes Da Cunha, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, a substância, mesmo quando ingerida em pequenas doses pode causar danos graves.
“A intoxicação por metanol é um problema sério de saúde pública que requer atenção imediata. A conscientização sobre os riscos, a compra segura de bebidas alcoólicas e a fiscalização rigorosa são essenciais para prevenir novos casos. A população deve estar informada sobre os sintomas e buscar ajuda médica imediatamente em caso de suspeita de intoxicação.
De acordo com o especialista, os sintomas de intoxicação podem ser facilmente confundidos com uma simples ressaca, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento adequado.
“Quando alguém consome metanol, os sintomas tendem a aparecer entre 6 e 24 horas. O fígado tenta processá-lo da mesma maneira que faz com o etanol. A primeira enzima que participa desse processo é a álcool desidrogenase, que converte o metanol em formaldeído. Depois, outra enzima chamada aldeído desidrogenase transforma o formaldeído em ácido fórmico, que é a principal causa da toxicidade da substância, afetando especialmente a retina e o sistema nervoso central, fatores que podem levar à cegueira e até à morte”.
Ednon explica, que a intoxicação por metanol requer intervenção médica imediata. “O tratamento pode incluir administração de etanol ou fomepizol, que são antídotos para metanol”. O tratamento deve ser feito somente em ambiente hospitalar. O antídoto disponível no Brasil é o etanol intravenoso, que compete com o metanol no fígado e reduz a formação das substâncias tóxicas. Nos casos graves mais graves, ainda é necessária a hemodiálise para remover o metanol e corrigir a acidose do sangue”, destaca.
Por fim, Ednon alertas para os riscos e indica os principais cuidados para evitar a ingestão. Confira:
Toxicidade: Metanol é altamente tóxico e pode causar danos graves ao organismo.
- Sintomas: Os sintomas de intoxicação por metanol incluem dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, dor abdominal, visão turva e dificuldade respiratória;
- Complicações: A ingestão de metanol pode levar a cegueira permanente, danos ao sistema nervoso central e morte.
Principais Cuidados para Evitar Ingestão de Bebidas Adulteradas:
Compra Segura: Adquirir bebidas alcoólicas apenas de fontes confiáveis e estabelecimentos regulamentados;
Verificação de Selo: Verificar a presença de selos de qualidade e certificação nas embalagens das bebidas;
Inspeção da Embalagem: Examinar a embalagem para sinais de adulteração, como rótulos mal colados ou tampas danificadas;
Desconfiança de Preços Muito Baixos: Desconfiar de bebidas alcoólicas vendidas a preços muito baixos, que podem indicar falsificação;
Atenção à Procedência: Preferir marcas conhecidas e evitar produtos de procedência duvidosa;
Educação e Conscientização: Informar-se sobre os riscos da ingestão de bebidas adulteradas e compartilhar essa informação com amigos e familiares;
Fiscalização: Apoiar e exigir maior fiscalização sobre a produção e comercialização de bebidas alcoólicas.
Ações em Caso de Suspeita de Intoxicação
- Busca de Ajuda Médica: Procurar ajuda médica imediatamente se houver suspeita de intoxicação por metanol;
- Informar Autoridades: Reportar casos suspeitos às autoridades competentes para que possam investigar e tomar medidas preventivas.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Ascom Anhanguera