Com grande público, audiência sobre o PIGT debate futuro e desenvolvimento de Marechal Deodoro
O Auditório Divaldo Suruagy foi palco de um importante momento para o futuro de Marechal Deodoro. Reunindo gestores públicos, técnicos, lideranças comunitárias, representantes de instituições e cidadãos que se preocupam com o desenvolvimento da cidade, foi apresentado o Programa Integrado de Gestão Territorial (PIGT), uma iniciativa que visa traçar novas diretrizes para o crescimento ordenado e sustentável do município.
O programa tem como principal objetivo estabelecer novas formas de gestão territorial, levando em conta a realidade deodorense sob aspectos urbanos, ambientais, socioeconômicos, culturais e turísticos. Tudo isso alinhado à legislação urbana vigente, especialmente o Plano Diretor Municipal (Lei nº 909/2006 e suas alterações pela Lei nº 1.321/2020).

Um dos pontos enaltecidos pelos participantes foi a divulgação feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, possibilitando a participação maciça da sociedade civil, como associações de moradores, empresariado local e a população de forma geral. Além do site e dos perfis oficiais da gestão nas redes sociais, o chamamento para a audiência foi feito em rádios, cartazes afixados em pontos diversos, rádios do município, carros de som, mídias indoor e painéis de LED.

“Nas audiências anteriores, falávamos muito sobre a divulgação e agora, essa plateia cheia demonstra que, realmente, quanto maior a divulgação, maior a adesão. Então quero parabenizar a gestão por terem feito uma grande divulgação do evento”, ressaltou um dos participantes.
A professora Rusiene Monteiro de Almeida, da Universidade Federal de Alagoas, representou a Reserva de Surf do Francês, e em conjunto com demais integrantes do programa, elaborou um relatório sobre os documentos disponibilizados pelo PIGT. O relatório também foi analisado e validado pela professora Regina Dulce Lins, da Universidade Federal de Pernambuco. Arquiteta e urbanista, Regina é autora de vários planos diretores de Alagoas, incluindo o de Marechal Deodoro.
“Nosso relatório tem 16 páginas e foi elaborado exaustivamente durante dois dias, analisando todos os documentos que foram disponibilizados ao público. Queremos parabenizar o PIGT pelo trabalho, pelas atualizações e pelo atendimento das solicitações”, pontuou Rusiane.
De acordo com os técnicos e representantes envolvidos, o PIGT representa um marco de planejamento e participação social, pois será construído de forma integrada e transparente, ouvindo a população e valorizando as particularidades locais.
O programa se desdobrará em três grandes frentes de atuação: a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que define o uso e a ocupação do solo; a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável (PADTS), voltado para fortalecer o turismo de forma responsável e duradoura; e a formulação do Plano Estratégico de Mobilidade Urbana (PAEMU), que busca garantir mais fluidez, acessibilidade e qualidade de vida para os deodorenses.
O encontro marcou o início de uma nova etapa no processo de planejamento urbano de Marechal Deodoro, reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento equilibrado e participativo da cidade.
Secom Marechal Deodoro