Alane-AL celebra 30 anos em grande encontro literário e artístico entre Alagoas e Pernambuco
Uma noite marcada pela integração entre academias, literatura e arte celebrou os 30 anos da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo Alagoas (ALANE-AL). Sob a condução da presidente Nara Núbia de Melo Sá, o evento reuniu representantes de instituições culturais de Alagoas e Pernambuco, consolidando uma união de forças e talentos em prol da valorização das letras e das artes no Nordeste.
A cerimônia, realizada nesta terça-feira (28), no auditório do RN Stúdio, em Cruz das Almas, contou com entrega de troféus, medalhas e certificados, além de apresentações musicais, declamações de poesias e sorteio de livros do escritor pernambucano, Riverdes Coelho Falcão. Durante o encontro, foi também lançado o 4º Gibi Literário, apresentado e criado por Melchiades Albuquerque Montenegro Filho, e empossada a escritora Maria Adriana da Silva Torres como nova integrante da ALANE-AL.
Entre os homenageados pernambucanos estiveram Isabel Tereza Maia Mendes da Silva, presidente da ALANE/PE; Inaldo Tenório de Moura Cavalcanti, vice-presidente da Academia Recifense de Letras; Maria da Conceição Bizerra, presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (AALCO); Suzana Maria Maciel Chacon Falcão, acadêmica benemérita da AALCO; Riverdes Coelho Falcão, vice-presidente da AALCO; e Melchiades Albuquerque Montenegro Filho, presidente benemérito da ALANE-Recife e da Academia Recifense de Letras.
De Alagoas, receberam homenagens pelos relevantes serviços prestados à literatura e às artes Jorge Luiz Soares Melo, presidente da Academia Maceioense de Letras; Moezio de Vasconcellos Costa Santos, presidente da Federação das Academias de Letras, Artes, Cultura e Ciências de Alagoas; Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do CESMAC; Ana Caroline Sarmento Cavalcanti de Gusmão, curadora da Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes; Claudia Maria Carvalho de Bulhões, CEO do Grupo Cultural Gente da Gente; e a própria Nara Sá, presidente da ALANE-AL.
Os representantes das academias pernambucanas e alagoanas destacaram o papel de Nara Sá na integração entre os estados e na preservação da memória dos que fundaram as academias, além do incentivo constante aos novos talentos.
“Nara traz união e vitalidade, conduzindo com dedicação as diversas vertentes da academia em prol da valorização da arte e da cultura nordestina”, afirmou Isabel Tereza Maia Mendes da Silva, presidente da ALANE/PE — opinião referendada por Jorge Luiz Soares Melo, presidente da Academia Maceioense de Letras, e por Moezio de Vasconcellos Costa Santos, presidente da Federação das Academias de Letras, Artes, Cultura e Ciências de Alagoas, em seus discursos durante a solenidade.
O encontro reforçou o compromisso das academias com o fortalecimento das expressões literárias e artísticas regionais, reafirmando a ALANE-AL como um dos pilares da difusão cultural no Nordeste.
Assessoria