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Estagiários da Sefaz de Maceió compartilham experiências e aprendizados

Futuros profissionais relatam a trajetória de aprendizado supervisionado em diferentes setores da pasta | Ascom Sefaz Maceió

Guilherme Honório (estagiário)

Em diversos setores, os estagiários agregam experiências e contribuem para o bem estar da cidade. Foto: Guilherme HonórioDentro do setor público maceioense, a solidariedade mútua dos profissionais eleva a qualidade dos trabalhos oferecidos à população.

Nesse contexto, os estagiários são fundamentais para a realização de diversos serviços.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Fazenda(Sefaz Maceió) conta com dezenas de estagiários. Provenientes de áreas como arquitetura, tecnologia da informação, contabilidade, administração, direito e comunicação, estão em todos os setores do órgão, agregando conhecimento e colhendo experiências profissionais.

Espaço de aprendizado

Há dois anos, Marquiany Karoliny, estudante de Administração Pública, estagia no setor de Gestão de Pessoas da Sefaz Maceió. A partir da sua área, pôde conhecer mais a fundo a rotina do serviço público, além da importância da Secretaria para o município.

“No setor de Gestão de Pessoas, desempenho atividades ligadas à rotina administrativa, como o controle de ocorrências e frequência dos servidores, organização de documentos funcionais, atendimento e auxílio em ações voltadas ao bem-estar no ambiente de trabalho. Essas tarefas são fundamentais para garantir que o setor de Gestão de Pessoas da secretaria funcione de forma organizada, respeitando prazos, normas e direitos”, explicou Marquiany.

Embora realize tarefas internamente, os resultados afetam de forma positiva o ambiente, refletindo o cuidado com os servidores e a população.

“Quando a Gestão de Pessoas funciona bem, os servidores conseguem desempenhar suas funções com mais tranquilidade e de forma mais eficiente, e isso se traduz em um melhor atendimento ao cidadão. Ou seja, cuidar de quem trabalha na Sefaz é uma forma de cuidar do serviço que chega até a sociedade”, disse.

Com o estágio, a jovem também desenvolveu habilidades e valores essenciais para o futuro profissional. Dentre esses, Marquiany enfatiza a relevância de cada atividade no cotidiano das pessoas. “O maior aprendizado que levo da Sefaz foi ter compreendido e aprendido que cada processo, cada tarefa e cada atendimento tem um impacto real na vida das pessoas. Além disso, pude desenvolver a empatia, responsabilidade e compromisso com o coletivo. Foram valores que se fizeram essenciais durante essa experiência”, destacou.

Marquiany Karoliny, atuando na parte de Gestão de Pessoas, pôde aprender os impactos das tarefas nos servidores. Foto: Guilherme Honório

Marquiany Karoliny, atuando na parte de Gestão de Pessoas, pôde aprender os impactos das tarefas nos servidores

Com o mesmo tempo de estágio, Karoline Calheiros, do setor do Cadastro, trata dos assuntos imobiliários. Até ela, chegam demandas como o cadastro, análise e revisão de imóveis da capital alagoana. Com isso, a jovem, estudante de Arquitetura e Urbanismo, ajuda na organização imobiliária da cidade.

O trabalho de Karoline ajuda na compreensão do público externo. “São atividades que ajudam os cidadãos a entenderem questões sobre o imóvel que são proprietários. Pontos como o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU), criação de uma nova matrícula imobiliária para consultas, dentre outros”, relatou.

Esse contato ampliou as técnicas profissionais da jovem. “Pude aprender a me comunicar com o público. Internamente, de acordo com a demanda que chega, melhorei na questão da organização e que o cuidado com a população vêm sempre em primeiro lugar, para alcançar a população”, declarou.

Karoline estagia na área imobiliária da Sefaz Maceió, destravando processos referentes aos imóveis. Foto: Guilherme Honório

Karoline estagia na área imobiliária da Sefaz Maceió, destravando processos referentes aos imóveis

No Atendimento ao Contribuinte, Mickaelly Correia, acadêmica de Administração, possui uma perspectiva semelhante. “O maior aprendizado foi entender o quanto o serviço público tem impacto na vida das pessoas. Aprendi a ter mais paciência, empatia e responsabilidade com quem procura atendimento. Também melhorei minha comunicação e passei a compreender melhor como funciona a rotina e os processos dentro de um órgão público”, falou.

Há quatro meses estagiando, Mickaelly recebe os contribuintes, acolhendo as dúvidas que trazem consigo, no intuito de solucioná-las da maneira mais elucidativa possível.

“Atendo o público em diferentes demandas, desde a emissão de guias até o encaminhamento de processos. É um trabalho importante porque facilita o acesso dos cidadãos aos serviços e ajuda a manter o atendimento mais ágil e organizado”, explicou.

Ajudar, portanto, é o que baseia o ofício da estagiária, seguindo o padrão humanizado da Secretaria, em respeito maceioense. “Minhas atividades ajudam diretamente as pessoas que procuram a Sefaz. Muitas vezes, o cidadão chega com dúvidas e eu posso orientar, esclarecer e direcionar corretamente, o que facilita o acesso aos serviços e torna o atendimento mais rápido e humanizado”, diz Mickaelly.

No Atendimento ao Contribuinte, Mickaelly Correia ajuda os cidadãos que chegam até a Secretaria. Foto: Guilherme Honório

No Atendimento ao Contribuinte, Mickaelly Correia ajuda os cidadãos que chegam até a Secretaria

Já na Subsecretaria do Tesouro, André Luiz, estudante de Sistema de Informação, lida com “todo o ciclo de vida dos dados”, como ele mesmo definiu.

“Isso envolve desde a engenharia e limpeza até a análise e criação de relatórios e dashboards interativos, principalmente com a ferramenta Power BI. A importância desse trabalho está em transformar um grande volume de dados brutos em insights claros e objetivos. Com isso, os gestores da Sefaz, juntamente com o secretário, podem tomar decisões mais estratégicas e bem-informadas, otimizando a gestão dos recursos para toda a Prefeitura”, completou.

Estagiando no setor há pouco mais de um ano, os afazeres do estagiário, embora técnicos, impactam os cidadãos de Maceió. Através da coleta de informações acuradas, André e sua equipe possibilitam melhorias ao público, tal qual a agilidade no atendimento.

“Um dos projetos que desenvolvo e mantenho é um dashboard focado no atendimento ao público. As métricas geradas por ele permitem que os gestores do setor aprimorem os processos continuamente, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Na prática, isso significa reduzir o tempo que o cidadão leva para ter sua demanda resolvida na secretaria”, disse.

Sobre os aprendizados adquiridos na Sefaz Maceió, o jovem relata que a atual experiência tem sido um divisor de águas, em especial no aprimoramento das noções de gestão pública, econômica e contábil. “Para construir relatórios que fizessem sentido para a Secretaria, precisei mergulhar em temas de economia e contabilidade. Esse conhecimento sobre a gestão pública é inestimável e enriquece meu currículo”, falou.

André Luiz lida com a parte de dados, auxiliando na informatização da Sefaz Maceió. Foto: Guilherme Honório

André Luiz lida com a parte de dados, auxiliando na informatização da Sefaz Maceió

Imerso no mesmo ambiente tecnológico, Eduardo Pereira, também é estudante de Sistema de Informação e, desde março, estagia na Coordenação de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (CTIT).

Ao longo dos oito meses, juntamente com os colegas de trabalho, construiu mecanismos que pudessem ajudar os servidores, fortalecendo o ambiente organizacional da Secretaria.

“A coordenação pensa nesse e em outros projetos para modernização dos processos inerentes à gestão interna, visando a melhoria do fluxo de informações e facilitando processos que antes demoravam mais. De forma geral, o trabalho tem sua importância voltada à contribuição para um ambiente administrativo organizado, eficiente e trazendo valor aos servidores e à Secretaria”, descreveu Eduardo.

Logo, um ambiente interno estruturado, se reverte em melhorias à população. “O impacto aos cidadãos é de forma indireta. As atividades buscam a melhoria e eficiência da gestão e dos servidores públicos, fortalecendo a estrutura administrativa da Sefaz e, consequentemente, o atendimento aos cidadãos”, contou.

As dificuldades surgidas durante o trabalho, ajudam no aperfeiçoamento das habilidades - sendo, para Eduardo, um dos principais legados profissionais obtidos na Secretaria.

Eduardo Pereira, junto com o setor de CTIT, empreende melhorias internas e tecnológicas aos servidores da Sefaz. Foto: Guilherme Honório

Eduardo Pereira, junto com o setor de CTIT, empreende melhorias internas e tecnológicas aos servidores da Sefaz

Tais adversidades fazem parte da rotina de Sofia Peixoto, rstagiária da Coordenação Técnica da Auditoria Fiscal (CAF). Há oito meses, a estudante de Direito atua no acompanhamento e execução dos prazos dos processos administrativos.

“Minhas atividades ajudam a dar andamento mais rápido aos processos fiscais, o que facilita a resolução de pendências dos contribuintes com a Prefeitura. Isso traz mais clareza e eficiência no atendimento ao público”, falou Sofia.

Com a oportunidade recebida na Sefaz Maceió, ela pôs em prática seus conhecimentos acadêmicos, além de se aperfeiçoar em outras habilidades - sempre contando com o apoio dos servidores da CAF.

“Aprendi muito sobre responsabilidade no serviço público e a importância de um atendimento eficiente e humanizado para a população. Também me aprimorei na área em que escolhi. Meus colegas de trabalho são sempre muito solícitos para me ajudar a aprender, o que me ajuda muito a desenvolver habilidades e conhecimentos sobre a área econômica e jurídica, principalmente do Direito tributário”, disse.

Estudante de Direito e estagiária da CAF, Sofia Peixoto acompanha de perto os processos administrativos. Foto: Guilherme Honório

Estudante de Direito e estagiária da CAF, Sofia Peixoto acompanha de perto os processos administrativos

Na parte orçamentária, Debora Camerino, há seis meses estagia no Planejamento Orçamentário. Apesar de cursar Ciências Sociais, seu exercício na Secretaria não deixa de impactar a população de Maceió. “Minha atuação se concentra em Planejamento e Análise de Dados, e vejo isso como o motor que transforma a arrecadação em serviço de qualidade para o cidadão”, falou.

No momento, a equipe com a qual Debora estagia está no processo de elaboração e monitoramento de três importantes peças financeiras do município: o Plano Plurianual(PPA) 2026-2029; a Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO); e a Lei Orçamentária Anual(LOA). Segundo ela, “o principal objetivo é garantir a sustentabilidade fiscal da cidade. Sem um bom planejamento, não sabemos quanto podemos gastar e onde alocar o dinheiro”.

E um bom planejamento parte também de uma boa gerência de dados. “Com dados precisos, identificamos tendências de arrecadação, apontamos ineficiências nos gastos e apoiamos a alta gestão na tomada de decisões baseadas em evidências”, expôs.

Futuramente, o reflexo desse trabalho acurado será sentido pelos maceioenses, em serviços prestados no dia a dia. “Esse trabalho está preocupado diretamente em atender o público externo de forma planejada. Quando fazemos um bom Planejamento Orçamentário, garantimos que o dinheiro existe para pagar o hospital, o professor e a viatura policial. Isso se traduz em um serviço público contínuo e de qualidade para o cidadão”, explicou.

Com menos de um ano no estágio, Debora entendeu que, por mais analítico que seja o ofício e recheado de números, a entrega ao público, personagem central de todas as decisões, é o que a instiga.

“O que eu destaco como o maior aprendizado aqui na SEFAZ, apesar do pouco tempo, é a capacidade de transformar o rigor técnico em impacto social concreto. Aprendi que não se trata apenas de fechar contas ou calcular índices; é sobre ligar um número complexo no orçamento à inauguração de uma escola ou à melhoria de um programa de saúde. Essa conexão entre a precisão analítica e o foco na entrega de valor público é o que me move”, destacou Debora.

Debora Camerino, no Orçamento, lida com demandas que são sentidas cotidianamente pelos cidadãos. Foto: Guilherme Honório

Debora Camerino, no Orçamento, lida com demandas que são sentidas cotidianamente pelos cidadãos

Na Contadoria-Geral do Município, Carlos Morais, graduando em Ciências Contábeis, e atua há dois anos como estagiário e aprimora seus conhecimentos sobre a prestação de contas, que fomenta a transparência municipal, e a consistência das informações contábeis.

“Também acompanhamos os serviços prestados aos demais órgãos do município, atendendo e orientando as unidades gestoras sobre o registro e a execução orçamentária, financeira e contábil, exercendo todas as atividades regimentais e legais conforme estabelecido pelos órgãos de controle e seguindo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional”, contou Carlos.

A condição de estagiário não exime o jovem de responsabilidades perante a sociedade, o que representa um marco pessoal e no porvir profissional, sobretudo no setor público. “Pode até parecer um simples estágio, mas representa o primeiro grande passo na construção da nossa carreira. Atuar no serviço público é gratificante, contamos com uma equipe de apoio comprometida, que acolhe e abraça ideias e trabalha junto para transformar cada iniciativa em ação”, afirmou.

Por fim, Carlos ressalta o bom momento pelo qual passa a Secretaria e termina celebrando a data, bem como o trabalho desempenhado pelos servidores da capital alagoana.

“Estamos vivendo um novo momento, com a casa engajada e todos colaborando lado a lado para melhorar continuamente. Neste Dia do Servidor Público, quero parabenizar cada servidor que contribui com o seu trabalho, mostrando que o verdadeiro valor da administração pública está nas pessoas e no esforço em conjunto para servir melhor à sociedade”, finalizou.

Carlos, da Contadoria-Geral do Município, destaca a importância da data para estagiários e demais servidores. Foto: Guilherme Honório

Carlos, da Contadoria-Geral do Município, destaca a importância da data para estagiários e demais servidores