Notícias

Hospital de Emergência do Agreste inicia disciplina de docência voltada para residentes em Saúde

Residentes dos Programas Multi e Uniprofissional em Saúde participam de atividade que incentiva novas práticas de ensino e aprendizagem | Tony Medeiros / Ascom HEA

Tony Medeiros 

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, deu início à disciplina “Docência do Ensino Superior”, direcionada aos residentes dos Programas Multi e Uniprofissional em Saúde. A aula foi conduzida pelo enfermeiro, biólogo, cirurgião-dentista e mestre em Pesquisa e Saúde, Evanio Silva, e aconteceu no auditório da unidade hospitalar.

O conteúdo abordou a docência como um processo que ultrapassa o aspecto técnico. Ele também focou em destacar a importância do professor como mediador do conhecimento, orientador de práticas e promotor da integração entre diferentes áreas da saúde.

“A docência é um fenômeno social, que envolve valores, saberes e responsabilidades. O ensino precisa sensibilizar o aluno para que ele entenda o aprendizado como algo que dialoga com a comunidade e com as necessidades da sociedade”, explicou Evanio Silva.


O professor também chamou atenção para a necessidade de novas metodologias de ensino, voltadas à valorização da experiência dos alunos e ao estímulo do pensamento crítico. “Ensinar vai além da sala de aula. É reconhecer o que o aluno já traz e transformar isso em conhecimento. É despertar a capacidade de discutir, de discordar e de propor novas ideias”, afirmou Evanio Silva.

Importância do Conhecimento

A residente Tayara Andrade, fisioterapeuta integrante do Programa Uniprofissional em Terapia Intensiva, destacou a importância do conteúdo. “A aula foi muito rica. O professor conseguiu transmitir o amor que tem pela docência e isso nos motiva também. Sempre admirei os professores e já me imaginei em sala de aula, então foi uma experiência muito positiva”, enfatizou.

A disciplina integra a formação complementar dos Programas de Residência Multi e Uniprofissional do HEA. Ela trabalha competências pedagógicas, comunicacionais e relacionais, com ênfase em metodologias ativas, diálogo interprofissional, escuta qualificada e empatia no ambiente de ensino.