Notícias

Criança de 4 anos volta a ter vida normal após cirurgia no Hospital do Coração Alagoano

Maria Gabrielle superou uma cardiopatia congênita e hoje leva uma vida cheia de energia e sorrisos graças ao sucesso do procedimento realizado pela equipe do Hospital do Coração | Nataly Lopes e Olival Santos

Neide Brandão 

Há quatro meses, o coração de Maria Gabrielle dos Santos, de apenas 4 anos, batia acelerado e cansava com facilidade. Hoje, o mesmo coração pulsa cheio de energia. A menina, que antes precisava parar de brincar para recuperar o fôlego, agora corre, pula e espalha sorrisos por onde passa, graças a cirurgia cardíaca que realizou pelo Programa Estadual de Cardiopediatria, no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.







Maria Gabrielle foi a primeira criança a fazer uma cirurgia cardíaca pelo Programa Estadual de Cardiopediatria, no Hospital do Coração Alagoano. O procedimento, uma ligadura do canal arterial, foi executado com sucesso pela equipe de cardiopediatria, consolidando um marco histórico para a Rede Estadual de Saúde Pública de Alagoas.



“Minha filha atualmente brinca, corre, vive o que toda criança de 4 anos de idade merece viver. É motivo de muita alegria vê-la bem, feliz e sem precisar parar para descansar quando está brincando”, relata a mãe, Rosângela dos Santos, de 34 anos, com a voz carregada de gratidão.





Segundo a mãe da pequena Maria Gabrielle, os sinais do problema de saúde da filha começaram a aparecer quando ela completou 2 anos de idade. “Ela começou a cansar sem mais nem menos, o coração acelerava e parecia que ia desmaiar. Foi um desespero”, relembra com o semblante de apreensão.



O diagnóstico confirmou uma cardiopatia congênita, alteração no desenvolvimento do coração e que exigia correção cirúrgica. No dia da cirurgia, o medo e a fé se misturaram. “Eu fiquei muito desesperada com a possibilidade de perder minha filha, mas confiei em Deus e nos profissionais. Entreguei ela para ser cuidada”, recorda Rosângela dos Santos.







Superação



O resultado superou todas as expectativas: Gabrielle se recuperou bem e hoje leva uma vida saudável e cheia de vitalidade. “Agora o coração dela está forte! Minha filha corre e brinca com os amigos”, enfatiza a mãe, ao esbanjar um sorriso no rosto, onde antes da cirurgia corria lágrimas de desespero e apreensão.



Para o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, o caso de Maria Gabrielle representa um divisor de águas para a saúde infantil no Estado. “A cirurgia de Gabrielle mostra que temos capacidade técnica e estrutura para oferecer procedimentos complexos a crianças cardiopatas sem que precisem sair do Estado. É um avanço que salva vidas e renova a esperança das famílias”, destaca.





Serviço Estadual de Cardiopediatria



Inaugurado em 11 de junho, o Serviço Estadual de Cardiopediatria funciona no Hospital do Coração Alagoano e 36 cirurgias cardíacas em crianças já foram realizadas. O serviço reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a ampliação da assistência especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



“Seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, o atendimento é 100% SUS e ocorre por meio de regulação estadual, que organiza a fila de pacientes com base em critérios clínicos e de urgência. Assim, as crianças com diagnóstico de cardiopatia congênita são avaliadas, priorizadas e encaminhadas para a unidade, onde passam por acompanhamento multiprofissional e, quando necessário, cirurgia corretiva", ressalta o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.



Com estrutura moderna e equipe altamente capacitada, o Hospital do Coração Alagoano vem se consolidando como referência no cuidado integral ao coração — do recém-nascido ao idoso — e transformando em realidade o que antes era apenas um sonho para muitas famílias alagoanas. “Cada batida do coração da Gabrielle é um lembrete de que vale a pena investir na saúde pública e na vida”, conclui o diretor Otoni Veríssimo.