Nota Fiscal Cidadã ganha duas novas instituições de Arapiraca
Gabrielly Barreto
A campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), do programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), ampliou a rede de entidades beneficiadas com a inclusão de mais duas instituições sociais do município de Arapiraca. A partir de agora, os consumidores podem adotar também as novas instituições e dobrar as chances ao participar dos sorteios.
A primeira delas é a Associação Amor Perfeito Azul (APA), que presta apoio terapêutico a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Fundada em 2016, a entidade realiza um trabalho voltado ao atendimento e acompanhamento de pessoas com autismo, promovendo inclusão social, suporte psicológico e educacional, além da defesa dos direitos das pessoas com TEA e de suas famílias.
Atualmente, a instituição conta com 505 associados e oferece atendimento terapêutico semanal a mais de 200 usuários, com serviços nas áreas de fisioterapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, recreação e nutrição.
Os pais também participam de sessões de psicanálise, fortalecendo o cuidado integral com as famílias.
Para Isa Almeida, presidente e fundadora da APA, o cadastro na Nota Fiscal Cidadã é motivo de celebração.
“É de grande importância o nosso ingresso nesta campanha, pois teremos a oportunidade de participar dos sorteios e, com isso, melhorar ainda mais os atendimentos na Associação. Nosso objetivo é investir em novos equipamentos e proporcionar mais conforto e qualidade para os nossos usuários”, destacou.
Casa Dona Paula
A segunda instituição recém-cadastrada é a Casa Dona Paula, fundada em 13 de junho de 2011, que atualmente acolhe cerca de 60 dependentes químicos. O espaço oferece tratamento, apoio espiritual e psicológico, além de promover ações voltadas à reinserção social e à reconstrução de vidas.
Rutineide de Lira, presidente da Comunidade Casa Dona Paula, destacou que a participação no programa é uma oportunidade de crescimento.
“Com a Nota Fiscal Cidadã, a instituição tem a oportunidade de melhorar a estrutura da comunidade, beneficiando diretamente os acolhidos em tratamento. É por meio das parcerias institucionais que garantimos o funcionamento das atividades e potencializamos a atuação da equipe técnica na ressocialização dos acolhidos ao final do tratamento”, afirmou.
De acordo com a chefe do Programa de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, a iniciativa gera benefícios para toda a sociedade. Segundo ela, as duas instituições do Agreste alagoano desenvolvem trabalhos de grande relevância social, e a adesão à Nota Fiscal Cidadã fortalece esse impacto positivo.
O programa, ao estimular o exercício da cidadania, também contribui para conscientizar a população sobre a importância de pedir a nota fiscal e inserir o CPF.
“Dessa forma, todos saem ganhando: o Estado, as instituições e o próprio consumidor, que concorre a prêmios e apoia causas sociais”, destacou.