TJAL moderniza gestão de processos administrativos com implantação do SEI
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) passa a contar, a partir desta quarta-feira (26), com uma nova ferramenta de gestão de documentos e processos administrativos, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo é modernizar e dar mais eficiência e segurança aos fluxos de trabalho no Judiciário.
O SEI substituirá o Sistema Administrativo Integrado (SAI), utilizado por magistrados e servidores desde 2015. "É com muita satisfação que celebramos a implantação do SEI. A ferramenta vem para aperfeiçoar os nossos trabalhos e fazer com que evoluam de forma mais célere e satisfatória", afirmou o presidente do TJAL, Fábio Bittencourt.
O desembargador reforçou que o sistema é consolidado e já vem sendo utilizado por outros órgãos da administração pública. "Ele se integra aos demais sistemas, não só da União, como também do Estado. É um avanço para o Poder Judiciário".
Projeto-piloto
O projeto-piloto de implantação do novo sistema será executado até 19 de dezembro, abrangendo os seguintes procedimentos: solicitações de carteira funcional, suprimento de fundos e abono permanência. A expansão gradual do uso do SEI para os demais tipos de assuntos administrativos ocorrerá após a conclusão dessa fase.
De acordo com a diretora de Tecnologia do TJAL, Juliana Moraes, a ideia é verificar como o sistema se comporta e como os procedimentos internos se adequam à nova ferramenta. "Vamos começar com os assuntos mais simples e depois expandir", explicou a diretora, ressaltando que já foi feita a migração dos dados de acesso de magistrados e servidores para o SEI.
Capacitação
A Presidência do TJAL reforça a importância de magistrados, servidores e colaboradores se capacitarem para a utilização do sistema.
Treinamentos gratuitos estão disponíveis no endereço www.tjal.jus.br/sei. A página reúne manuais e vídeos explicativos sobre o funcionamento da ferramenta. Também é possível realizar cursos pela plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no site www.escolavirtual.gov.br.
Os certificados obtidos poderão ser utilizados para progressão funcional e em processos de remoção interna, conforme as regras do tribunal.
"Esses cursos vão auxiliar no dia a dia e contribuir para entender o funcionamento da plataforma", afirmou o diretor Guilherme Rebelo, da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP).
Benefícios
O juiz Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJAL, destacou que o SEI representa um passo importante na modernização do tribunal. O magistrado coordenou o trabalho de implantação da ferramenta e enalteceu o apoio da Presidência e o empenho dos servidores. "Tem sido um ano de desafios. Todos realmente vestiram a camisa para fazer essa entrega".
Para o diretor Guilherme Rebelo, da DAGP, o sistema fortalece a integração e facilita o trabalho das unidades administrativas do TJAL. "É uma ferramenta mais intuitiva, com uma navegabilidade mais fácil e que, com certeza, vai auxiliar o trabalho do servidor no dia a dia".
Ato normativo
O ato normativo nº 24/2025, publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta (26), trata da implantação do SEI e do funcionamento do projeto-piloto. Confira aqui.
Dicom TJAL