Notícias

Em apenas cinco meses, Palmeira, por meio da SMS, supera 13 mil testes rápidos para detecção de ISTs

Dezembro Vermelho é conhecido como o mês de Conscientização e Prevenção ao HIV/AIDS e outras IST´s, mas é importante ressaltar que durante todo o ano a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza diversas ações e uma das mais importantes é a realização de testagens rápidas não somente para a detecção da AIDS ou HIV, mas também de outras infecções sexualmente transmissíveis, como a Sífilis, a Hepatite B e a Hepatite C.

De acordo com os dados do sistema especializado, que são ratificados pela enfermeira assistencialista e coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Myria Sá, só nos últimos cinco meses de 2025 (maio a setembro) foram realizados 2.849 testagens rápidas para HIV; 2.609 testes para sífilis, 5.247 testes para Hepatite B e 2.867 testes rápidos para Hepatite C. Ao todo, foram 13.572 testes rápidos, realizados entre maio e setembro de 2025. “Hoje, quem tem seu diagnóstico de HIV, ou mesmo a Aids, e fizer o tratamento e acompanhamento adequado, vive bem, com qualidade de vida. Então, essas pessoas que vivem com HIV/Aids – PVHA, se aderirem o tratamento, elas reduzem o vírus e passam a ser indetectáveis, condição que os tornam intransmissíveis mesmo sem o uso de preservativo nas relações sexuais”, declarou.

Como procurar ajuda?

Em Palmeira dos Índios, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), existe o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que conta com uma equipe formada por uma enfermeira assistencialista, uma técnica em enfermagem e um infectologista. “Aqui, além dos atendimentos, nos realizamos atividades preventivas, as ações extramuro e palestras na sala de espera. Quem sentir a necessidade de procurar ajuda, pode procurar o CTA, que fica nas dependências do Cespi entre 07:30 e 13h. A partir de 12 anos, pode realizar o teste rápido; é preciso trazer carteira de identidade com número de CPF ou cartão do SUS”, explicou a técnica em enfermagem Vitória Silva.

Já o infectologista atuante no CTA ressaltou a importância da prevenção. “A gente recomenda a importância das testagens para avaliar se o paciente apresenta algumas dessas infecções para serem tratados o mais rápido possível. É um tratamento seguro e eficaz, que diminui o risco de transmissão para outras pessoas e aumenta a expectativa de vida”, explicou o Dr. Cláudio Coutrim.

Ciente da importância das ações de testagens rápidas e todas as outras que combatem não somente as ISTs, mas também o preconceito, a secretária municipal de Saúde de Zoé Duarte destacou a relevância de chamar a atenção para a causa. “Fico orgulhosa em ter uma equipe atuante e também do trabalho que estamos realizando no município. Fazemos esse trabalho com as equipes das UBS do nosso município, e que o CTA e o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), faz o acolhimento de 11 municípios, além de Palmeira dos Índios.”, disse.

Ascom Palmeira dos Índios