Notícias

Rede Minas exibe programa especial dedicado aos 90 anos de Adélia Prado

| Divulgação

O Conversações apresenta, nesta quinta-feira (11), às 22h30, pela Rede Minas e pela Minasplay (plataforma gratuita de streaming), uma edição especial e inédita dedicada aos 90 anos de Adélia Prado. O episódio, gravado na Sala Minas Gerais (sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e integrante do Circuito Liberdade) reúne o apresentador Cláudio Henrique e o crítico literário Felipe Cordeiro em uma conversa sobre a trajetória da autora mineira e a permanência de sua obra.

A exibição coincide com o lançamento de O jardim das oliveiras, primeiro livro de poemas publicado por Adélia em doze anos. No programa, Felipe Cordeiro, doutor em Letras e conterrâneo da escritora, revisita o percurso literário da autora, seu início tardio na publicação e a formação de uma voz poética que articula memória, religiosidade, erotismo e experiência cotidiana. Ele comenta ainda o desejo da autora de atuar no teatro e sua prática de escrever lendo em voz alta, gesto decisivo para a cadência de seus poemas. O diálogo recupera também a história do poema “Dona Doida”, que inspirou a montagem homônima encenada por Fernanda Montenegro.

O episódio aborda, ainda, a produção de Adélia voltada ao público infantil, com destaque para Quando eu era pequena e Carmela vai à escola, obras que recuperam a infância em Divinópolis e organizam lembranças familiares, a atmosfera doméstica do pós-guerra e os primeiros gestos de criação literária. Já no campo da prosa, O homem da mão seca é apresentado como marco de retomada na carreira da autora, estruturado como cadernos-diário que acompanham os conflitos de Antônia, personagem que reavalia as expectativas que orientaram sua vida adulta.

A conversa revisita também a recepção inicial de Bagagem, publicado em 1976, após Carlos Drummond de Andrade e Affonso Romano de Sant’Anna reconhecerem a força dos manuscritos enviados pela escritora. O lançamento do livro reuniu, além deles, Clarice Lispector, em um encontro raro na cena literária do período.

Em 2024, Adélia Prado recebeu o Prêmio Camões e o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, e em 2025 foi cotada em casas de apostas como uma das possíveis vencedoras do Prêmio Nobel de Literatura, reafirmando a importância mundial de seu trabalho na literatura contemporânea. A edição especial do Conversações situa esse percurso no contexto do novo livro e propõe uma leitura ampla da presença da autora na cultura do país.

Sobre o programa


O Conversações dedica sua atual temporada aos clássicos brasileiros. Cada episódio apresenta um autor consagrado a partir do olhar de outro escritor, que revisita obras, contextos e episódios marcantes da literatura nacional. Gravado em prédios do Circuito Liberdade, o programa aproxima o público de diferentes momentos da tradição literária brasileira, articulando leitura, memória e circulação cultural.


Sobre o entrevistado


Felipe Cordeiro é crítico literário e editor. Pós-doutorando em Artes na USP, é doutor em Letras pela UFMG e pela Universidad de Buenos Aires (FILO/UBA). Editor de Literatura do jornal Letras, do Café com Letras, escreve para as revistas Piauí, Quatro Cinco Um, ELLE Brasil, Suplemento Pernambuco, Continente e para a revista da Academia Mineira de Letras. Publicou livros e capítulos no Brasil, nos Estados Unidos e em países da Europa.

Serviço

Conversações — episódio especial em homenagem aos 90 anos de Adélia PradoExibição: quinta-feira (11), às 22h30Onde assistir: Rede Minas e plataforma de streaming MinasplayApresentação: Cláudio HenriqueEntrevistado: Felipe CordeiroLocação: Sala Minas Gerais, Circuito Liberdade, Belo Horizonte.

Assessoria.