Vila de Natal no Parque do Centenário fortalece lazer e economia na parte alta de Maceió
Savio Lima (estagiário)
A parte alta de Maceió recebeu, neste ano, uma das principais atrações do Natal de Todos Nós: a Vila de Natal instalada no Parque do Centenário pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública(Ilumina). O espaço, totalmente iluminado e gratuito, foi transformado em um ambiente acolhedor que reforça o espírito natalino, amplia o acesso ao lazer e cria oportunidades diretas para empreendedores da economia solidária.
A Vila reúne oito quiosques com artesanato, gastronomia e produtos típicos de Alagoas, gerando renda e visibilidade para quem vive do próprio trabalho. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Maceió, movimenta o comércio local e valoriza um dos principais pontos da parte alta da cidade.
Entre os destaques da ornamentação estão a árvore de Natal de 10 metros, Papais Noéis em tamanho real, o portal estrela iluminado em LED, balanços e gangorras luminosos, além de cascatas em LED e redes de piscas-piscas distribuídas pelas árvores do parque. O ambiente tem atraído grande público diariamente.

Ornamentos natalinos do Parque do Centenário têm encantado maceioenses e garantem opção de lazer acessível na parte alta
O motorista de aplicativo Anderson José, que levou toda a família para visitar o local, destacou como o espaço foi transformado nos últimos anos. “Eu moro na parte alta, mas como passo todo dia pelo Parque resolvi trazer a família. É um local que a Prefeitura iluminou e que ficou belíssimo. Vim com a minha mãe, meus primos e minhas tias. Era uma praça abandonada, um local esquisito que ninguém frequentava, e hoje está belíssimo, bem iluminado para a criançada brincar, se divertir e tirar foto. E não só aqui no Parque do Centenário. Na parte alta também, como na Praça Osman Loureiro e na Praça do Graciliano, e na parte baixa, na Orla de Maceió. Está belíssimo. Várias praças da cidade eram abandonadas e hoje estão completamente iluminadas", destacou.
Milena Pereira, empreendedora da economia solidária, comemora a oportunidade de levar suas jóias e bijuterias artesanais ao grande público. “O movimento está ótimo. É uma grande chance para todos nós. Quanto mais perto do Natal e do Ano Novo, melhores serão as vendas. E a iluminação está maravilhosa, de cair o queixo.”

Milena Pereira, empreendedora da economia solidária, comemora a oportunidade de aumentar a renda no fim de ano
Marcos Lima, representante do Bobó do Bahiano, reforça a importância da Vila de Natal para pequenos negócios e destacou como o projeto da economia solidária muda realidades. “Eu faço parte do Bobó do Bahiano e estou aqui integrando esse projeto da Economia Solidária, uma iniciativa da Prefeitura que oferece oportunidade a pequenos empreendedores como eu e meus colegas. Cada um está com seu produto, mas todos com a mesma chance de visibilidade. Isso, para nós, é muito importante porque ser pequeno e conquistar espaço é muito difícil. A estrutura que encontramos aqui nos dá dignidade para vender, acolhe bem o público e mostra que nosso trabalho tem valor”.
Ele acrescenta que a ação vai além das vendas. “Aqui a gente não está só para vender: estamos sendo vistos. As pessoas param, perguntam, experimentam, elogiam. Isso incentiva, fortalece a autoestima do empreendedor e nos faz acreditar que podemos crescer. A Prefeitura, ao montar esse espaço, não faz distinção e abre portas para todo mundo. É uma oportunidade que muda o mês de trabalho e, para muita gente, muda o ano.”

Marcos Lima, representante do Bobó do Bahiano, reforça a importância da Vila de Natal para pequenos negócios e destacou como o projeto da economia solidária muda realidades
Para Gutemberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina, o Parque Centenário se consolida como ponto de convivência e encontro das famílias. “Criamos espaços de lazer que aproximam as pessoas. A alegria das crianças diante dos ornamentos é recompensadora, e ainda movimentamos a culinária e o artesanato locais”, disse.
O gestor também reforçou os cuidados necessários em áreas energizadas. “Instalamos placas de alerta e pedimos atenção aos pais e responsáveis. Todos devem aproveitar o espaço com segurança e cuidado com os equipamentos públicos”, alertou Melo.
A Vila de Natal e a iluminação especial do Parque do Centenário permanecem abertas ao público até 21 de janeiro, com acesso gratuito.