Notícias

Ministério do Turismo lança o segundo e-book sobre Turismo Responsável no Brasil

Publicação reúne saberes, práticas e experiências de gestores de todo o país e marca a última entrega do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” | Divulgação

Por Lívia Albernaz

O Ministério do Turismo lançou nesta sexta-feira (12.12) o segundo volume do-book “Turismo Responsável no Brasil: Saberes, Práticas e Experiências”, durante o Encontro de Encerramento do Curso de Especialização em Turismo Responsável, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A obra reúne debates teóricos sobre turismo responsável e apresenta iniciativas desenvolvidas no âmbito dos projetos “Brasil, essa é a nossa praia” e “Brasil, Turismo Responsável”, além de 27 estudos de caso elaborados pelos participantes do curso, que demonstram práticas aplicadas em diferentes realidades brasileiras.

O evento desta sexta-feira marcou não apenas a conclusão da formação iniciada em abril de 2024, como também a última entrega do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, realizado desde 2019 para promover ações de gestão e de sustentabilidade em destinos turísticos brasileiros.

Durante o lançamento, a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, ressaltou o papel estratégico da publicação para o fortalecimento do setor. “O e-book sintetiza anos de trabalho, reflexão e experiências coletadas em todas as regiões brasileiras, materializando o compromisso do Ministério do Turismo em fomentar um turismo mais ético, inclusivo e sustentável no país”, apontou Carolina. “Queremos que este e-book seja útil tanto para pesquisadores quanto para gestores públicos e privados. Nosso objetivo é inspirar novas iniciativas e apoiar escolhas mais responsáveis no turismo brasileiro”, acrescentou a coordenadora.

A cerimônia, transmitida pelo canal da UFRN no YouTube, reuniu representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, acadêmicos, especialistas convidados e os 27 concluintes do curso – servidores públicos estaduais e federais.

A programação também incluiu a realização do painel “Unindo Forças pelo Futuro do Turismo: O Papel dos Atores do Turismo na Sustentabilidade do Setor”, que teve a participação de Jussara Rocha (Raízes Desenvolvimento Sustentável), Nanda Maia (Projeto Micélio) e Adriana Lima (Movimento Mulheres das Ilhas de Belém). As convidadas debateram desafios, estratégias, conquistas e práticas colaborativas fundamentais para consolidar o turismo responsável, reforçando o papel dos diferentes atores sociais na construção de destinos turísticos mais éticos e sustentáveis.

CURSO - A Especialização em Turismo Responsável, ofertada na modalidade de ensino a distância pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, possuiu 360 horas e duração de 18 meses. Direcionado exclusivamente a servidores públicos efetivos, o curso buscou fortalecer capacidades para a implementação de políticas públicas baseadas na sustentabilidade, no turismo de base comunitária e na segurança turística.

No encerramento do curso, o diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo, Aldo Valentim, destacou o legado do projeto. “Encerramos um ciclo, mas ampliamos uma rede. O compromisso com o turismo responsável não termina aqui, ele se fortalece a partir do conhecimento e das experiências que estamos compartilhando hoje”, ressaltou Valentim.

PROGRAMA - Desde 2019, o projeto “Brasil, essa é a nossa praia” desenvolveu mais de 20 ações nacionais, incluindo a elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGIs), a produção de materiais técnicos, o lançamento do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, a promoção de cursos e eventos e a proposição de estratégias para qualificar a sustentabilidade no turismo.