Equatorial Alagoas encerra ONEE 2025 com premiação de aluno destaque em Coruripe
O estudante Jean Guilherme, aluno do 8º ano na Escola Municipal de Ensino Básico Santa Sofia, localizada em Coruripe, foi o destaque de Alagoas na etapa nacional de premiação da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada em Brasília. Para homenagear o estudante e reconhecer sua brilhante participação na ONEE, a Equatorial Alagoas organizou uma cerimônia de premiação para Jean e outros alunos que também participaram da edição 2025 da Olimpíada. O evento aconteceu no município de Coruripe, simbolizando o marco do reconhecimento ao esforço e à dedicação dos estudantes da rede de ensino.
Em seu depoimento, Jean ressaltou a importância da educação e do conhecimento como ferramentas de transformação social, além de destacar o orgulho em representar seu município e o estado de Alagoas, ao lado de jovens de outras unidades da Federação que também obtiveram as melhores colocações.
A solenidade reuniu alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Básico Santa Sofia, além de familiares e representantes da Distribuidora, em um momento marcado por emoção e celebração, na última terça-feira (16). Os estudantes premiados foram reconhecidos pelo desempenho ao longo da competição, que estimula o aprendizado sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica por meio de desafios educacionais e gamificados.

Durante a ONEE 2025, a Equatorial Alagoas promoveu ações de incentivo à participação de estudantes e professores, com campanhas educativas e atividades informativas em escolas de diversas regiões do estado. A mobilização contribuiu para ampliar o alcance da olimpíada e reforçar, entre os jovens, a importância do consumo consciente de energia elétrica.
Para o engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, a ONEE vai além da competição. “Iniciativas como esta têm um papel fundamental na formação cidadã dos adolescentes. É gratificante ver esses estudantes se destacando e se tornando multiplicadores de boas práticas. Enquanto Distribuidora, reforçamos nosso compromisso com a educação e com a promoção do uso sustentável da energia, que é uma responsabilidade coletiva”, destacou.
Em Alagoas, A ONEE contou com ampla participação, envolvendo 112 escolas de 26 municípios, com a mobilização de 294 professores e 5.446 alunos. Ao todo, o estado conquistou 167 medalhas, sendo 10 de ouro, 61 de prata e 96 de bronze, além de 363 menções honrosas, reforçando o destaque dos estudantes alagoanos na competição. No município de Coruripe, participaram cinco escolas públicas municipais, com 362 alunos, que juntos alcançaram 17 medalhas e 19 menções honrosas.

SOBRE ONEE:
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Ao todo, 48 concessionárias de energia elétrica participam da olimpíada, cobrindo todo o território nacional. As provas e desafios que compuseram a competição foram realizados entre 6 e 10 de outubro, abordando temas como consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e o impacto ambiental da geração de energia.
Ascom Equatorial Alagoas