Notícias

Cibele Moura apresenta projeto para garantir direitos de servidores da Casal em eventual privatização

Em pronunciamento no início da sessão ordinária desta segunda-feira, 22, a deputada Cibele Moura (MDB) anunciou a apresentação de um projeto de lei para assegurar os direitos dos funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) diante da possibilidade de privatização ou concessão da empresa. A deputada fez um apelo direto aos colegas para a rápida aprovação da proposta.

Cibele Moura iniciou sua fala direcionando-se aos funcionários da Casal presentes no plenário, destacando a angústia que atinge as famílias dos trabalhadores. "Estive reunida hoje com 120 funcionários da Casal, numa só preocupação: a de que a Companhia venha eventualmente ser privatizada", explicou a parlamentar. Ela enfatizou que a incerteza não é sobre o direito do Governo em tomar tal decisão, mas sobre o futuro das pessoas. "O questionamento é o que aconteceria com a família deles, com estudo deles, com tudo que eles fizeram durante todo esse tempo", afirmou.

Para oferecer segurança jurídica a esses servidores, a deputada apresentou um projeto. "Basicamente é o seguinte, para falar na forma mais didática possível: se a Casal for extinta em algum momento, os empregos não serão extintos. O Governo terá a obrigação de realocar esses funcionários", explicou Cibele. A proposta visa garantir a manutenção de todos os direitos trabalhistas e previdenciários adquiridos, independentemente do futuro da estadual.

Ao final, a deputada fez um apelo unificado aos pares e reafirmou o apoio aos trabalhadores. "Peço ajuda aos colegas para que a gente aprove ela o mais rápido possível, para que essas famílias possam colocar a cabeça no travesseiro e dormir com tranquilidade", solicitou. Dirigindo-se diretamente aos funcionários, ela concluiu: "Os trabalhadores e trabalhadoras da Casal não estão sozinhos. Eu não tenho dúvida de que falo por esta Casa: a gente vai estar junto com eles".

Ascom ALE