Ações de educação ambiental beneficiaram mais de 80 mil maceioenses em 2025
Alexandre Vieira
Com o objetivo de engajar a população na missão de cuidar da limpeza da cidade e do meio ambiente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb) realizou ações de educação ambiental, porta a porta, em diversos bairros da parte alta e baixa da capital. Ao todo, durante este ano, cerca de 80 mil pessoas receberam orientações práticas sobre serviços e equipamentos disponibilizados pelo órgão.
Revitalizações e plantio de mudas
Servidores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), aliados aos jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta regular da cidade, Naturalle e Viambiental, efetuaram a revitalização de 30 locais, que antes eram pontos de lixo, fazendo pintura artística, instalando bancos e caqueiras, para milhares de mudas plantadas, coibindo o descarte irregular nestas áreas e as transformando em locais de convívio.
Mapeando praças e canteiros, a Alurb manteve o plantio de mudas em vários bairros da cidade. As equipes de arborização responsáveis pelo serviço plantaram mais de 5 mil exemplares das mais diversas espécies, como Ipês, Aroeiras, Oitis e Craibeiras, além de plantas ornamentais e frutíferas, como pitanga, acerola, laranja e limão.
Coleta de Volumosos
Pauta em todas as ações de orientação, já que sempre são encontrados em pontos de lixo revitalizados, a Coleta de Volumosos é responsável por fazer o recolhimento de sofás, geladeiras, colchões, camas, além de outros móveis. O serviço pode ser solicitado de graça, através da Central de Monitoramento da Alurb ou pelo Aplicativo Limpeza é Massa, lançado pela Autarquia em outubro de 2024.
Central de Monitoramento Alurb
Tanto para solicitar ações de educação ambiental na região, quanto para fazer o recolhimento de volumes ou pedir informações, a Autarquia disponibiliza um canal direto com o cidadão, que pode ser acessado através do número 156 ou WhatsApp 98802-4834. Somente neste ano, cerca de 11.500 mil solicitações foram atendidas pela Central.