Ministério Público de Alagoas recebe da Semarh comenda Guardião das Águas
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) recebeu a comenda Guardião das Águas 2025, iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concedida a personalidades, instituições e organizações que se destacaram, ao longo de suas trajetórias, pela atuação técnica, científica, social e institucional na preservação da água, na proteção de bacias hidrográficas e no fortalecimento da governança das águas em Alagoas e no Brasil.
O MPAL foi representado na solenidade, ocorrida no dia 19 de dezembro, pela promotora de Justiça Lavínia Fragoso, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Capital (Recursos Hídricos), que falou em nome do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo. Nesta segunda-feira (5), ela fez a entrega da medalha que representa a comenda ao procurador-geral de Justiça, na sede do MPAL.
Na solenidade realizada em dezembro, a promotora destacou o papel do órgão como fiscal da lei e em defesa de ações e projetos que fortalecem as políticas ambientais voltadas aos recursos hídricos.
“Defender os recursos hídricos é defender a vida das pessoas, dos animais e da natureza como um todo. O meio ambiente equilibrado e saudável é direito de todos, por isso, cabe ao Estado, aos órgãos de fiscalização e a toda a sociedade prezarem por iniciativas que valorizem esses recursos. A iniciativa da Semarh com essa comenda é de fundamental importância para dar visibilidade ao trabalho de pessoas e instituições que fazem a diferença em Alagoas”, destacou a promotora de Justiça.
Na mesma cerimônia, o secretário da Semarh, Judson Cabral, também salientou a importância da comenda. “Reconhecer quem dedica sua vida, seu trabalho e suas instituições à proteção da água é também fortalecer uma política pública baseada na ciência, na participação social e na responsabilidade com as futuras gerações. A Comenda Guardião das Águas simboliza esse compromisso permanente de Alagoas com a segurança hídrica”, afirmou.
A Comenda Guardião das Águas foi criada em 2015 e é concedida após avaliação do Conselho da Comenda, formado por representantes da Semarh, do Gabinete Civil e membros indicados anualmente, considerando critérios técnicos, relevância social e impacto ambiental das ações desenvolvidas.
Ascom MPAL