Grupo Equatorial é listado entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de tecnologia pelo IT Forum
Presente no estado de Alagoas desde 2019, o Grupo Equatorial foi reconhecido pelo IT Forum como uma das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI no Brasil em 2025. O ranking, realizado anualmente, destaca organizações que se sobressaem na combinação entre processos e práticas tecnológicas voltadas à transformação digital e à geração de valor para os negócios. Ao todo, foram inscritos 351 cases.
Elaborada pelo IT Forum Inteligência, a lista é construída a partir de uma pontuação que avalia projetos e iniciativas de empresas de diversos setores, considerando critérios como inovação e originalidade, impacto nos resultados, liderança da área de TI, complexidade e escalabilidade das soluções, sustentabilidade, responsabilidade social e aderência estratégica.
ADMS: Alagoas à frente com a implantação de tecnologia de ponta
Entre as principais iniciativas que contribuíram para o Grupo integrar o ranking, está a implementação do sistema ADMS (Advanced Distribution Manegement System), um dos maiores projetos para gestão da distribuição de energia elétrica do mundo. A tecnologia oferece uma visão em tempo real da operação e ajuda a diminuir o tempo de resposta em caso de ocorrências. O primeiro estado do Grupo Equatorial a receber o modelo de gerenciamento, foi estado de Alagoas.

“Estar entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI reforça o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação digital como alavanca estratégica para o negócio. Temos investido continuamente em tecnologia, processos e pessoas para impulsionar eficiência, inovação e sustentabilidade, sempre com foco em gerar valor para nossos clientes e para a sociedade”, afirma Mauricio Velloso, diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Equatorial.
Os projetos foram avaliados com base em seis pilares principais: inovação e originalidade (até 25%), impacto nos resultados de negócio (até 25%), liderança da TI na inovação (até 20%), complexidade e escalabilidade (até 15%), sustentabilidade e responsabilidade social (até 10%) e aderência estratégica (até 5%), totalizando 100% da pontuação.

A classificação final das empresas será conhecida no dia 24 de março, durante cerimônia de premiação promovida pelo IT Forum, que acontecerá no Distrito Itaqui, em Itapevi, no interior de São Paulo.
Investimentos
O Grupo Equatorial vem ampliando constantemente os investimentos em inovação, que já somam mais de R$ 402 milhões por ano, com crescimento contínuo. Ao todo, mais de 50 projetos de inovação estão sendo desenvolvidos ou implementados pelo Grupo, com foco em quatro pilares: clientes, eficiência operacional e segurança, garantia de receitas e transição energética.
"O Grupo Equatorial compreende a inovação como estratégia essencial para a melhoria da eficiência operacional e financeira, da satisfação de seus clientes, assim da sua capacidade de resiliência diante às transformações econômicas, sociais e ambientais que venha a vivenciar", afirma Velloso.
Hub de inovação EQTLab
Desde 2023, o Grupo Equatorial passou a fomentar inovação por meio do EQTLab, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Grupo, que fica sediado em um casarão histórico restaurado em São Luís (MA). O espaço funciona como hub focado em desenvolver soluções disruptivas com impacto concreto, além de capacitar talentos, gerar propriedade intelectual e fortalecer a cultura de inovação, operando em parceria com startups e universidades.
Ascom Equatorial Alagoas