Programa Alagoas Feita à Mão marca presença no maior evento de design do mundo
Amanda Farias
Alagoas vai marcar presença em mais uma agenda internacional, desta vez na Semana de Design de Milão 2026, de 20 a 26 de abril, com a exposição do trabalho de 46 artesãos, que irão representar a diversidade de narrativas culturais presentes em 11 municípios e localidades do estado.
A coleção "Alagoas Plural" é o resultado do trabalho da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) de promover o artesanato alagoano, fomentar a economia criativa e abrir caminhos para que o setor alcance cada vez mais notoriedade no Brasil e no exterior.
A secretária executiva de Novos Negócios da Serfi, Júlia Caroá, à frente do Programa Alagoas Feita à Mão, vai estar em Milão e destaca a importância de o estado estar presente em agendas internacionais divulgando a diversidade de saberes e a cultura local e, também, promovendo a geração de renda entre os artesãos que participam desses eventos Brasil afora.
“É uma imensa alegria estar na maior Semana de Design no mundo, a Milan Design Week, por meio do Governo de Alagoas e do programa Alagoas Feita à Mão. Durante a próxima semana, mais de 200 mil visitantes da indústria criativa, de cerca 140 países, estarão conhecendo a arte alagoana nas mais de 100 peças de 26 artesãos selecionados e curadoria do Marco500, coloca Júlia Caroá".
Segundo ela, o programa valoriza os saberes tradicionais, fortalece a economia artesanal alagoana e ainda posiciona o estado em uma das mais importantes vitrines globais de design contemporâneo.
A Mestra Sil, de Capela, representará os mestres e artesãos selecionados. “É um orgulho imenso estar presente e ver, de perto, nossa vitrine sendo projetada para o mundo ao lado da Mestra Sil. É uma oportunidade inesquecível ”, destaca Caroá.
A secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Jacqueline Rêgo, cita a relevância da presença alagoana no evento. “A participação da secretária executiva de Novos Negócios é muito importante para mostrar Alagoas no cenário internacional. Ao dar maior visibilidade ao nosso artesanato, ela valoriza a identidade cultural do estado, amplia a divulgação dos nossos produtos e abre portas para novos mercados e oportunidades de negócios, gerando impacto direto na renda dos artesãos e no desenvolvimento econômico local”, conclui Jacqueline.
Irão expor seus trabalhos 26 artesãos individuais e 20 bordadeiras da Associação Mimos de Dona Peró, dos municípios de Capela, União dos Palmares, Pilar, Batalha, Barra de Santo Antônio, Lagoa da Canoa, Campo Alegre, Belo Monte, Pão de Açúcar e os povoados da Ilha do Ferro e Mata da Onça. A Semana de Design de Milão 2026 vai acontecer no circuito Fuorisalone, no espaço histórico Le Cavallerizze, distrito 5Vie Art+Design, um dos bairros mais antigos e charmosos da cidade, conhecido por concentrar iniciativas voltadas ao design colecionável e ao artesanato de alto padrão