Notícias

Presidente do TJAL defende preservação da memória do Judiciário

Nesta quarta-feira, 10 de maio, é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário. Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, a data é importante e rememora a história do Judiciário por meio de seus feitos e atores.

"Guardar, preservar e rememorar é manter vivo o patrimônio cultural histórico de uma cidade, de um estado, de um país, de um povo", afirmou.

O desembargador destacou a exposição "A Justiça e o Tempo", promovida pelo Centro de Cultura e Memória (CCM) e que acontece até sexta-feira (12), no hall de entrada do TJAL. A exposição tem como base o acervo arquivístico da Justiça de Alagoas obtido ao longo de séculos, com documentos e objetos que ajudam a contar a dinâmica da vida judiciária no passado. 

"Divulgar a história do Poder Judiciário de Alagoas é estreitar laços entre os operadores do sistema de Justiça e a sociedade", afirmou Fernando Tourinho, que também destacou a importância do CCM para a preservação do acervo histórico do TJAL. 

"Nosso prédio centenário abriga parte dos 311 anos da nossa história, mas ainda há muito para contar. Ter um espaço que nos faça olhar para a nossa memória é uma forma de garantir a preservação de nossos processos, da saga dos nossos personagens e suas narrativas, das conquistas que estão dentro dos documentos históricos que guardamos".

Contribuição para o acervo 

O CCM, que funciona no prédio centenário do TJAL, no Centro de Maceió, recebeu, recentemente, mais uma contribuição para o seu acervo. Trata-se de um vídeo que mostra a posse de magistrados da turma de 1992. Entre os empossados estão os hoje desembargadores Fernando Tourinho, Domingos Neto, Fábio Bittencourt, Carlos Cavalcanti e Ivan Brito, que foi quem entregou a mídia ao CCM.

"Foi o primeiro concurso pós constituição, o primeiro concurso em que os magistrados foram nomeados pelo Tribunal de Justiça. Na época, tomaram posse 37 magistrados. Pela primeira vez o Tribunal recebeu uma leva de magistrados desse porte", lembra Ivan Brito.

O vídeo, para a diretora do CCM, Irina Costa, é um importante material e contribui para preservar a memória da magistratura do estado. "Ele resgata um momento importante para o Tribunal e resgata a história dos nossos atores".

A diretora reforçou a importância de magistrados e servidores contribuírem com o acervo do CCM. "Aqueles que tenham documentos, objetos nas suas comarcas, em seus cartórios, ou até coisas pessoais, que informem ao CCM. É muito importante a participação de todos os setores".

O vídeo da posse da turma de 1992 pode ser conferido aqui e, em breve, nos totens do Centro de Cultura e Memória do TJAL.




Dicom TJAL