OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de maio de 2024

Colunistas

Arnóbio Cavalcanti Arnóbio Cavalcanti
Doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, HHESS, França. Professor da Universidade Federal de Alagoas com linhas de pesquisa em Finanças Públicas, Economia do Setor Público, Macroeconometria e Desenvolvimento Regional.
23/01/2024 às 17:07

Governo federal anuncia R$ 300 bi em financiamento e subsídios à indústria: Qual será a estratégia de desenvolvimento do governo Lula III?

Passado um ano no comando do país, o presidente Lula vem, recentemente, anunciando medidas voltadas para o setor produtivo nacional: promoção e ampliação da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; intervenção na gestão de empresas privatizadas, como a Vale e a Eletrobrás; ampliação dos incentivos do BNDES ao setor industrial; reposicionamento do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada para a fabricação de circuitos integrados no Brasil; entre outros. Por último, na última semana, o governo lançou um plano, de 102 páginas, visando estimular a industrialização do país, com medidas de crédito, subvenções governamentais, incentivos para o setor produtivo e de serviços, com investimento total previsto de R$ 300 bi.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
19/01/2024 às 15:45

“Estudo economia diariamente, para nunca ser enganado por nenhum economista”

Eu costumo plagiar essa frase da economista Joan Robinson em conversas com colegas, sempre que sou questionado para falar sobre algum tema de economia.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
13/01/2024 às 10:30

Entenda a nova reforma tributária em 3 lições

Há quase 30 anos fazendo parte das discussões no Congresso e nos sucessivos governos no Brasil, a proposta da reforma tributária (PEC 45/2019) foi finalmente aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional, em dezembro passado, através da Emenda Constitucional 132. Trata-se de um feito só comparável ao lançamento do plano Real e, consequentemente, o controle da inflação no Brasil.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
28/12/2023 às 14:07

Veremos o Brasil superar a agenda da desigualdade?

Nos idos dos anos 1980, quando frequentava os bancos universitários, passei a compreender que o estudo da ECONOMIA tinha como intento organizar políticas que fosse possível articular, de forma equilibrada, os quatro principais mercados econômicos (produção bens e serviços, moeda, trabalho e títulos públicos), com a finalidade de minimizar os problemas da economia e maximizar os benefícios em favor do bem estar social. Soube que esses mercados se comunicavam entre si e deveriam permanecer sempre em equilíbrio. Aprendi ainda que, pela lei de Walras, desde que três desses mercados estejam equilibrados, o quarto permanecerá equilibrado.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
21/12/2023 às 09:03

Rendimento per capita das regiões retrata a pobreza do Nordeste

Dados apurados, no último ano, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua – do rendimento nominal domiciliar per capita, mostram o retrato da desigualdade regional brasileira

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.