OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

21/07/2020 às 13:19

Rádio Escola Maceió inaugura canal no YouTube

 Projeto Rádio Escola Maceió começa novo etapa através do YouTube Projeto Rádio Escola Maceió começa novo etapa através do YouTube

Leonardo André (Estagiário)

Pensando em facilitar o acesso para muitos estudantes, que por algum motivo não conseguem ouvir as audioaulas no horário em que elas estão sendo veiculadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou nessa segunda-feira (20) o canal do YouTube do projeto Rádio Escola Maceió (https://www.youtube.com/channel/UC6C5DcGaV_eJSn6Rz36Lr-Q). A ferramenta tem como objetivo proporcionar a veiculação das audioaulas e videoaulas produzidas pelos professores da rede municipal de Maceió e ao mesmo tempo servir como um local de repositório de audioaulas já veiculadas pela Rádio Difusora, para que sejam facilmente acessadas.

O Youtube, segundo a coordenadora de ensino fundamental, Maria José Alves, foi escolhido como plataforma pela popularidade e facilidade de acesso. Ainda segundo ela, muitos smartphones já vem com o aplicativo do canal pré-instalado, o que facilita bastante a usabilidade. “O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas no mundo contemporâneo, com acessos em grande escala e isto, certamente, foi um fator importante a ser considerado para seu uso”, disse.

Inicialmente, serão disponibilizadas todas as audioaulas já divulgadas pela Rádio Difusora e, conforme forem gravadas, as novas audioaulas e videoaulas também serão enviadas ao canal. Isso facilita o acesso e disponibilização dos conteúdos, inclusive para os professores da rede municipal, como comenta a assessora técnica da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, Ana Márcia Cardoso. “O ganho está na possibilidade dos professores acessarem, em qualquer momento, as audioaulas e videoaulas, podendo localizar pelos temas dos componentes curriculares por ano do ensino fundamental para utilização em suas aulas, independentemente, do tempo que foi gravado”, diz Ana Márcia.

Dessa forma, o projeto Rádio Escola Maceió ganha mais um aliado na democratização do conteúdo durante o período de isolamento social e segundo o técnico da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, Romário Araújo, a função de repositório do canal permite uma maior dinâmica de acesso e engrandece o trabalho dos profissionais da rede municipal. “O canal do YouTube possibilita o acesso a qualquer hora, sem a necessidade de salvar os conteúdos, permitindo que os estudantes voltem e escutem novamente. Além disso, o canal dá uma maior visibilidade ao excelente trabalho que os nossos professores e professoras da Rede Municipal vem desenvolvendo” explica o servidor.

Plataformas digitais

Além do canal do yotube, a Rádio Escola Maceió também está no Spotify (https://open.spotify.com/show/6buW9XZgPUDjMBRtZihxjB) e Deezer (https://www.deezer.com/br/show/1512772). As plataformas servirão de repositório das audioaulas, assim como o canal no YouTube.



Ascom Semed


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.