OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

12/04/2024 às 15:44

Programa Aprendi no Flexal capacita moradores para o mercado de trabalho

Iniciativa é uma das 23 ações previstas no Termo de Acordo firmado para reverter a situação de ilhamento socioeconômico dos Flexais Iniciativa é uma das 23 ações previstas no Termo de Acordo firmado para reverter a situação de ilhamento socioeconômico dos Flexais

Moradores da região dos Flexais estão sendo preparados para conquistar espaços no mercado de trabalho com o apoio do programa de capacitação profissional. Batizado pelos próprios moradores como Aprendi no Flexal, essa é uma das ações socioeconômicas definidas no Projeto Flexais e já ofertou 140 vagas em sete cursos profissionalizantes, desde setembro de 2023. Estruturado a partir de demandas da comunidade, a iniciativa também tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo local.

As aulas são destinadas, inclusive, a quem já está no mercado e deseja aprimorar os conhecimentos e aumentar as possibilidades de crescimento profissional. O bombeiro civil Dígovas Nascimento da Silva, 28 anos, conheceu o Aprendi no Flexal quando fez o curso de Mecânico de Motocicletas. “Aproveitei a oportunidade para aprender uma nova profissão porque sempre gostei muito de carros e motos. Quando estava terminando o curso, soube que a turma de Eletricista ia começar e me inscrevi também. Além de aprender a lidar com acidentes que envolvem curto-circuito e choques elétricos, pretendo dividir esse novo conhecimento com meus colegas de profissão”, afirmou.

O Aprendi no Flexal faz parte das 23 medidas para reverter a situação de ilhamento socioeconômico da região e integra o 5º compromisso reafirmado pela Braskem com Maceió: “Capacitação Profissional e Apoio na Geração de Renda aos Moradores Impactados”. Os cursos são totalmente gratuitos e acontecem em parceria com o Senai e Senac, instituições de ensino referência em formação profissional. O transporte para o local das aulas, quando necessário, é fornecido pelo Projeto Flexais.

O monitor do curso e especialista em Construção Civil Alessandro Francisco da Cruz Junior reforça a importância dessa formação, que alia conteúdo teórico a aulas práticas. “Hoje o mercado de trabalho é muito competitivo e a única coisa que importa é a qualificação. Existem pessoas de baixa renda que não conseguem pagar por esse tipo de curso, e essa parceria entre empresas é muito importante para dar a esses jovens a chance de se qualificar”, comentou Alessandro.

O programa de capacitação foi elaborado a partir da orientação de especialistas em Educação e do diálogo com a comunidade, por meio de pesquisa junto aos moradores (que teve mais de 300 contribuições) e encontros presenciais. A partir desses resultados, foram identificadas as afinidades e expectativas em relação ao mercado de trabalho. A escolha das instituições de ensino para a execução dos cursos do Aprendi no Flexal também seguiu esse diagnóstico.

Já os cursos voltados para a construção civil visam estimular a contratação de profissionais da comunidade nas obras de reurbanização da região, outra ação prevista no Projeto Flexais.

Confira os cursos já ofertados pelo programa:


- Manutenção de Motocicletas

- Manicure e Pedicure

- Pedreiro de Alvenaria

- Encanador Instalador Predial

- Eletricista Instalador Predial

- Cuidador de Idosos

- Inglês Básico para Serviços Turísticos

Ações nos Flexais


Em outubro de 2022, um Termo de Acordo foi assinado pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem para a implementação de medidas que visam a integração urbana e o desenvolvimento dos Flexais. Estudos apontaram que a região vive uma situação de ilhamento socioeconômico após a desocupação de parte dos imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Além do Aprendi no Flexal, estão em curso na região medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.

Moradores e comerciantes da região afetados pelo ilhamento socioeconômico também estão sendo indenizados. Até o fim de fevereiro, mais de 98% das propostas previstas já haviam sido apresentadas e 98,8% delas, pagas, somando R$ 48,1 milhões. Em novembro de 2022 a Braskem também efetuou o pagamento de R$ 64 milhões ao Município de Maceió para a execução de medidas adicionais na região.

Compromissos com Maceió

As ações que contemplam o Projeto Flexais fazem parte dos 10 compromissos com Maceió reafirmados pela Braskem. As ações e programas, muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos, acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. Grande parte deles foi definida após discussão com o poder público, a sociedade e as comunidades impactadas.

Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas ações e programas, a Braskem está consolidando a plataforma Compromissos com Maceió. O detalhamento e respectivos estágios de execução das ações e programas já podem ser consultados e acompanhados no endereço digital https://www.braskem.com.br/compromissosmaceio , que terá atualização permanente.

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.