OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

23/07/2020 às 13:22

A importância dos grupos de estudos na formação profissional

Iniciativa, quando bem aproveitada, contribui no desenvolvimento profissional dentro e fora do âmbito acadêmico Iniciativa, quando bem aproveitada, contribui no desenvolvimento profissional dentro e fora do âmbito acadêmico

Você sabe o que é ou já participou de um grupo de estudos? Reunir os colegas para realizar um trabalho específico não conta. Um grupo de estudos tem como características os encontros regulares para discutir e se aprofundar em algum tema de interesse de todos. Esses grupos podem surgir em escolas, faculdades ou, até mesmo, em ambientes de trabalho.

O curso de Psicologia da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió deu início a um grupo de estudos sobre "Análise do Comportamento". O professor Rafael Ernesto é o responsável pelo grupo, acompanhando e conduzindo os estudantes durante as reuniões que estão acontecendo via internet.

"Um dos pontos positivos de um grupo de estudos é a possibilidade de sair um da rota acadêmica. A academia, de um modo geral, tem muito o raciocínio do desenvolvimento da pesquisa, o que não está errado. Porém, o grupo de estudos promove a oportunidade de tirar o aluno do enrijecimento da graduação e trazer algo diferenciado e complementar para a formação dele", explica Rafael, lembrando que, outro ponto positivo é o ganho de um espaço onde o aluno pode se desenvolver de uma maneira mais autônoma.

De acordo com o que Rafael explica o grupo de estudos não tem o foco de ser uma aula, e sim um espaço de debate. "Os alunos têm autonomia para debater o assunto, puxar coisas da sua história e vivência e gerar mais profundidade na sua aprendizagem. Outro ponto, também, é que o aluno pode utilizar o grupo de estudo como complemento de uma disciplina que ele não tem mais contato", diz.

A aluna de Psicologia da UNINASSAU Maceió e monitora do grupo de estudo de "Análise do Comportamento", Viviane Oliveira, conta que, mesmo estando no começo, a troca de conhecimento é fantástica. "Quando você entra no curso de Psicologia, a escolha por uma abordagem torna-se um dos principais objetivos. Até que conheci o Behaviorismo e me encontrei na abordagem. Comecei a participar de lives e grupos de estudos on-line, até que o professor Rafael Ernesto me disse que iria iniciar o grupo de estudo da UNINASSAU", conta.

"Sempre soube que isso iria acrescentar muito na minha formação e o grupo de estudo tem cumprido minhas expectativas. Tem sido incrível, de um aprendizado sem tamanho e eu fico super agradecida, pela confiança do professor Rafael e pela oportunidade que a Instituição está nos dando", fala a estudante.

Para o professor Rafael Ernesto, o grupo de estudos é uma ferramenta importante na formação do aluno. "É visível que os alunos que participam têm uma autonomia maior que os que não participam, então, com certeza, ajuda na formação profissional. Eu, particularmente, observo que os alunos quando gostam e estão interagindo no grupo de estudos, eles ficam mais aptos para contextos acadêmicos e profissionais. Percebo que os alunos que me sinto mais seguro para tomarem frente de projetos de pesquisa e de práticas profissionais são aqueles que participam do grupo de estudos", finaliza o docente.

Ascom Uninassau Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.