OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de maio de 2024

Artigos

26/10/2023 às 17:29

Como funciona a partilha de bens quando há filhos menores?

Sumay Larré (*)

Muitas dúvidas permeiam os envolvidos neste momento. E neste cenário de incertezas, chegam muitas perguntas sobre como funciona o inventário e a partilha de bens quando há herdeiro menor de idade.

No inventário onde existe pelo menos um menor, é obrigatória a participação do membro do Ministério Público. O MP ficará responsável em zelar pelos interesses do menor, como fiscal da lei. Inclusive, intervindo quando perceber que o esboço da partilha sugerido pela pessoa inventariante trouxe alguma desvantagem para o menor.

O juiz irá nomear um tutor, que poderá ser os pais ou outro responsável, para administrar os bens recebidos pelo menor até que este atinja a maioridade. É obrigatória a prestação de contas ao MP a cada dois anos, seguindo algumas regras para o manuseio destes bens.

Em caso de extrema necessidade de utilização do dinheiro, lembrando que deve ser em benefício do menor, seu representante legal deverá pedir autorização judicial para o levantamento de valores, mediante comprovação dessa necessidade.

Se você está passando por essa situação ou conhece alguém que esteja, saiba que como advogada especialista em sucessões, minha missão é assegurar que a partilha de bens ocorra da melhor maneira possível, preservando o bem-estar dos filhos menores e protegendo o futuro da sua família.

(*) É advogada 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.