OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

08/01/2017 às 11:18

Cooperativa em Flexeiras inicia projeto de viveiro de mudas com irrigação

Ascom Sistema OCB/AL
Missão técnica viabilizada pelo Sistema OCB/AL já mostra resultados Missão técnica viabilizada pelo Sistema OCB/AL já mostra resultados

Os pequenos produtores da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), localizada no município de Flexeiras, implantaram viveiro de mudas de árvores frutíferas e nativas da região. O projeto ganhou corpo após uma missão técnica proporcionada pelo Sistema OCB/AL ao Estado da Paraíba, onde conheceram experiências de sucesso de empreendimentos cooperativistas.

“Iniciamos 2017 com o viveiro funcionando. Estamos felizes. Esse projeto era antigo. Adquirimos conhecimento na Paraíba, no final de dezembro, e já conseguimos colocá-lo em prática”, declarou o presidente da Coopaal, Paulo Agra. Tão rápido quanto a construção do empreendimento, os pedidos chegaram. “Temos seis encomendas de mudas de árvores frutíferas para os meses de março e abril deste ano e em breve vamos expandir a área do viveiro e a produção de mudas”, comemorou Paulo Agra.

A superintendente do Sistema OCB/AL, Márcia Túlia, analisou o desdobramento positivo da missão técnica e destacou que a construção do viveiro traz aos cooperados mais uma fonte de renda e também traz economia, já que, com o cultivo próprio, eles não precisarão comprar mudas para suas produções.

Recuperação de vegetação

A plantação de mudas levou a comunidade a abraçar outro projeto: a recuperação de mata próximo a nascentes da região. Uma placa indicativa de área preservada foi instalada e os pequenos agricultores iniciaram o plantio. Atualmente a cooperativa tem 23 sócios e pelo menos cinco desses utilizam a água da nascente para consumo familiar e cultivo da lavoura.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.