OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

01/03/2017 às 10:00

Iteral promove Feira Agrária do Crédito Fundiário em Pão de Açúcar

Feira faz parte da programação de aniversário do município Feira faz parte da programação de aniversário do município

Helciane Angélica Santos Pereira

O município de Pão de Açúcar – localizado no médio sertão alagoano – foi o local escolhido para a primeira edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário nesse ano. É uma iniciativa do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com o Gabinete Civil do Governo de Alagoas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, ocorrerá nos dias 03 e 04 de março, na Praça Moreno Brandão, no horário das 6h às 21h.

A feira integrará a programação dos 163 anos de emancipação política do município. Diante da intensa estiagem na região e a dificuldade para manter a produção, foram convidadas para participar da feira as lideranças dos assentamentos do crédito fundiário situados em Joaquim Gomes, que recebem o acompanhamento do Iteral, dentre eles: Avagan 2, Formosa, Nossa Senhora de Fátima 1 e Prato Feito.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto representa o compromisso do Governo de Alagoas na valorização da agricultura familiar e a intenção é que ocorra durante todo o ano, percorrendo vários municípios. “Essa feira chega em um momento importante e demonstra que a reforma agrária do crédito fundiário estar dando certo, além de ser uma forma de estímulo para os agricultores do sertão. É um incentivo para quando a chuva cair, eles possam plantar o feijão, a abóbora e o milho, e terão a certeza de que o Iteral estará presente para apoiar no escoamento da produção”, destacou.

Em Pão de Açúcar, a previsão é que sejam comercializadas aproximadamente 17 toneladas de produtos agrícolas: farinha, feijão de corda, macaxeira, banana prata, laranja lima, abacaxi, jaca, manga, cana caiana, coco verde, massa puba, molho de pimenta, colorau; doces caseiros, bolos e pé de moleque; além do artesanato local.

Para nós, traz grande importância esse intercâmbio entre os agricultores da zona da mata e do sertão. E também traz um fio de esperança para os nossos agricultores, porque estamos passando por um momento de grande seca na nossa cidade e percebemos essa falta de esperança na produção, não temos como produzir. Essa feira terá todo o apoio possível, para que possamos fazer outras edições e garantir o desenvolvimento. Sem a produção dos agricultores, nós não somos nada”, ressaltou Ana Cleide dos Santos Pereira, secretária municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Pão de Açúcar.

Integração

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar no município de Joaquim Gomes, Rosiete Pulquerio (conhecida por Rosa), encontra-se feliz com a participação dos pequenos produtores da zona da mata. “É uma honra participar e levar para essa feira produtos que são de qualidade. A gente estava cansado com a presença do atravessador, que comprava os produtos dos agricultores por um valor muito baixo e lucravam em cima deles. Com o sucesso da última feira realizada em Maravilha, todo mundo ficou animado para produzir e vender mais, e essa não será diferente”.

Emancipação

Para comemorar a emancipação política, a Prefeitura Municipal realizará uma programação variada com alvorada, hasteamento da bandeira, desfile das escolas municipais, torneios esportivos e shows. Na Feira Agrária do Crédito Fundiário, os feirantes e visitantes poderão conferir a apresentação de grupos folclóricos, teatro e trio de forró pé de serra.      




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.