OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

25/04/2018 às 19:08

Sesau leva ações de prevenção a Cacimbinhas e Dois Riachos nesta quinta (26)

População vai receber kits com material educativo que orienta como evitar doenças População vai receber kits com material educativo que orienta como evitar doenças

Marcel Vital

Com o propósito de integrar, aproximar, levar cidadania e diversos serviços à população que mora no interior de Alagoas, o Dia D Governo Presente chega a Cacimbinhas e Dois Riachos, no Sertão alagoano, nesta quinta (26) e sexta-feira (27).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa da ação que irá beneficiar os moradores locais, disponibilizando atividades de promoção e prevenção de doenças e fatores de risco. A população contará com medição de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis.

Segundo Svetlana Barros, coordenadora do Dia D do Governo Presente da Sesau, esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Também serão entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos.

Dia D Governo Presente / (Foto: Olival Santos)

“A camisinha é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis], como a sífilis, gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ela evita uma gravidez não planejada. Por isso, é importante que a população seja conscientizada sobre a importância do uso do preservativo”, destacou.

Um insetário será montado no local para mostrar toda a evolução do mosquito Aedes aegypti e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do mais, eles receberão soluções de hipoclorito de sódio, visando purificar a água para consumo humano e reduzir as chances de contaminação por vírus, bactérias e parasitas causadores de hepatite A, diarreia, rotavírus e cólera.

“Queremos convocar toda a população para que sejamos responsáveis pela eliminação de todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Devemos tomar cuidado com as embalagens de presentes, alimentos, latas e até mesmo garrafas”, reforçou Svetlana Barros.

Durante o evento, os moradores terão acesso à ginástica laboral e funcional, atividades com um profissional de Educação Física, massagens relaxantes e kits com frutas da época, tornando os lanches variados, saborosos e frescos.

As crianças receberão, também, kits bucais, e serão orientadas sobre a importância de cuidar da saúde dos dentes e de trocar a escova todas as vezes que as cerdas estiverem desgastadas.

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.