OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

16/07/2018 às 16:45

Ações de saúde são ofertadas no Centro de Arapiraca, nesta segunda (16)

A Praça Luís Pereira Lima e a Casa da Cultura, no centro da cidade, receberam ações da saúde, promovidas pela prefeitura de Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (16). Em alusão aos temas “Julho Amarelo”, que alerta para o combate às hepatites virais; e “Dia Nacional do Homem”, com orientações sobre a prevenção de doenças e os cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, as coordenações de Saúde do Homem e de DST/ Aids/ Hepatites Virais, em parceria com a Promoção à Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a população teve acesso aos serviços gratuitos de testagem rápida para as hepatites virais (B e C), orientações preventivas; distribuição de preservativos; e, ainda, cortes de cabelos para o público masculino, em alusão ao Dia do Homem, comemorado neste domingo (15).

O aposentado Sebastião Carlos de Souza foi um dos usuários dos serviços ofertados. Ele explica que há 8 anos não realiza o teste de hepatite e aproveitou a oportunidade para fazer. “A gente às vezes se descuida e vai deixando para depois a ida ao médico. Aqui, sem precisar da solicitação, eu já volto para casa com o resultado do exame e as orientações”, declarou.

“O objetivo das ações programadas para este mês é incentivar os homens a irem rotineiramente às UBS para acompanhar como anda a sua saúde. Com essa simples atitude, muitas doenças podem ser prevenidas, o que garante uma melhor qualidade de vida”, destacou Paulo Alberto Leite, coordenador Saúde do Homem.

Daniela Vieira França, coordenadora DST/ Aids/ Hepatites Virais, ressalta que a programação da campanha Julho Amarelo também está sendo trabalhada nas unidades de saúde, com salas de espera sobre o tema e distribuição de preservativos. “As ações serão desenvolvidas em parceria com as coordenações de Promoção à Saúde, Saúde do Homem, CTA e Ceproal”, afirmou.

IMG_2730

Programação Dia do Homem

16/07– das 8h às 11h, na Praça Luís Pereira Lima – corte de cabelo e barba; e realização de Teste Rápido para Hepatites Virais (B e C).

17/07– das 8h às 11h, no Centro Administrativo – solicitação do exame PSA livre e total para os servidores municipais acima dos 50 anos; e realização de Teste Rápido para Hepatites Virais (B e C).

23/07– das 8h às 11h, na Praça Marques da Silva – avaliação antropométrica, que é a verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal; aferição de pressão arterial (PA); e solicitação do exame PSA livre e total para homens acima dos 50 anos.

25 e 27/07– das 8h às 11h, na empresa Tio Vieira – Palestra Saúde do Homem; realização de Teste Rápido para Hepatites Virais (B e C); e aferição de pressão arterial (PA).

IMG_2715

Programação Julho Amarelo

16/07– das 8h às 12h, na Praça Luís Pereira Lima, com realização de testagem rápida para hepatites B e C, orientações preventivas e distribuição de preservativos.

17/07– das 8h às 12h, no Centro Administrativo Municipal, com realização de testagem rápida para hepatites B e C, orientações preventivas e distribuição de preservativos.

18/07 –das 5h às 7h, no Tiro de Guerra 07/015, com palestra sobre prevenção às hepatites virais e distribuição de preservativos.

18/07 –a partir das 9h, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), realização de testagem rápida para hepatites B e C, orientações preventivas e distribuição de preservativos.

23/07 – das 8h às 12h, na Praça Marques da Silva, orientações preventivas sobre as hepatites virais, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e vacinação para hepatite B.

25/07 –das 8h às 12 h, na empresa Jomart, com testagem rápida para HIV/sífilis/ hepatites virais e orientações com distribuição de preservativos.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.