OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

21/11/2018 às 18:13

Prefeitura de Maceió distribui kits de apicultura

refeito Rui Palmeira entrega de kits de apicultura. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió refeito Rui Palmeira entrega de kits de apicultura. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Aproveitamento do meio ambiente sem destruição é uma das principais características da apicultura. Para Adriano Ferreira dos Santos, morador da comunidade Saúde, em Ipioca, a atividade representa, também, uma nova fonte de renda. Ele foi um dos beneficiados com a distribuição de 20 kits de apicultura, pela Prefeitura de Maceió. “Estamos agradecidos. Isso representa uma chance de ter outra ocupação e outra fonte de renda”, comentou. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (21) e é resultado de uma articulação entre a Secretaria Municipal de Economia (Semec) e a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Prefeito Rui Palmeira entrega de kits de apicultura. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira reforça que o projeto será expandido para outras regiões da capital. “Estamos iniciando na Saúde, que garante um ambiente propício com mata e mangue preservados. Em poucos meses, essas famílias terão uma renda extra através da produção de algo que é típico de Alagoas: a própolis vermelha, que traz um grande valor agregado, chegando a R$700 o quilo. Esses pequenos produtores já receberam capacitação e a Associação Uniprópolis seguirá acompanhando e dando o suporte técnico necessário”, comentou.

Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, esse é um trabalho social. “A geração de emprego e renda é um desafio da gestão pública. E, com essa entrega, garantimos ao cidadão a segurança de um novo conhecimento, como a apicultura que vem crescendo no mundo todo”, disse.

Prefeito Rui Palmeira entrega de Kits de Apicultura Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

“A apicultura, de forma geral, e o cultivo da própolis vermelha tem um potencial imenso em Maceió e estamos buscando desenvolver a economia local a partir das potencialidades que nós temos aqui. A própolis é um produto já reconhecido internacionalmente e que conta com selo de Indicação Geográfica (IG). Acreditando nesse potencial, nós iniciamos a estruturação de uma política pública voltada para fomentar essa atividade econômica, contando com a parceria da Uniprópolis, da Braskem e da Codevasf”, afirma Fellipe Mamede, secretário de Economia de Maceió.

Prefeito Rui Palmeira entrega de kits de Apicultura Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Mario Calheiros, engenheiro agrônomo e presidente da Associação Uniprópolis, que já trabalha há 5 anos com a apicultura e procurou a Prefeitura para uma parceria, fala sobre entrega dos kits. “O que nós estamos trazendo aqui é cidadania. Essa é uma das poucas atividades que você pode desenvolver numa capital, produzindo riqueza sem destruir nada”, finalizou.

Kits de Apicultura Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Kits de Apicultura entregues pela Prefeitura. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Cada kit de apicultura é composto por caixas de abelha, cera, vestimenta e fumegador. Um produtor com apenas 10 caixas de abelha pode gerar uma renda mensal de um salário mínimo.


Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.