OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

08/10/2019 às 17:03

Iteral oficializa apoio à 1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana

Evento reunirá agentes de desenvolvimento, agricultores familiares, empreendedores e artesãos de sete municípios alagoanos Evento reunirá agentes de desenvolvimento, agricultores familiares, empreendedores e artesãos de sete municípios alagoanos

Helciane Angélica

Representantes da Rede Metrópole em Ação – trabalho de incentivo às redes de desenvolvimento na região metropolitana – estiveram na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em busca de apoio logístico para a realização da 1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana.

O evento está previsto para os dias 04 e 05 de dezembro deste ano, na capital alagoana, e congregará sete municípios: Atalaia, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Rio Largo e Satuba. Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva, serão comercializados: produtos da agricultura familiar, artesanatos diversos, doces caseiros e pratos típicos.

 “Atualmente, o Iteral investe no projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário e tem percorrido todo o Estado de Alagoas, inclusive, muitos gestores estão nos procurando para fazer outras edições. Com essas feiras, a nossa intenção é deixar um legado, passar pelo município e as prefeituras darem continuidade ao desenvolvimento da agricultura familiar e o escoamento da produção. E essa Feira de Negócios da Rede Metropolitana será uma vitrine, dará um retorno não só econômico, como também no social”, destacou o diretor presidente Jaime Silva.

A prefeita do município de Coqueiro Seco, Decele Damaso, marcou presença na reunião e destacou       que o objetivo da feira é contribuir para a mudança de valores e comportamentos, investir na visão empreendedora e oferecer produtos de qualidade.

“Falando em nome de toda equipe envolvida estou muito feliz, como gestora do município, de participar da articulação deste importante evento que, certamente, impulsionará a economia dos municípios participantes e levará ao conhecimento de alagoanos e turistas da nossa riqueza na arte, na cultura, na gastronomia e agricultura”, declarou Decele Damaso.

Já a assessora técnica e coordenadora das feiras organizadas pelo Iteral, Leone Silva, citou que esse evento mostrará a potencialidade de cada município em vários setores. “A feira é um espaço harmonioso, é diferenciada, e reúne toda a família. Será uma grande oportunidade para a troca de experiências e costumes. No caso do artesanato, os artesãos mostrarão suas artes, farão negócios e encomendas”, citou.

No encontro foi confirmada a parceria do Iteral para garantir a infraestrutura e a organização, também, foram discutidas as propostas para a programação a exemplo da realização de um festival cultural com artistas e grupos folclóricos representando cada município e a sala de negócios.

A escolha do mês de dezembro foi estratégica devido a expressiva presença de turistas em Maceió, inclusive, a Rede Metrópole conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e fará a interlocução com agências de turismo, pousadas, hotéis e associação de bares e restaurantes.

Rede Metrópole

A rede foi criada em maio de 2019 e é composta por 13 municípios. O grupo é formado por agentes de desenvolvimento; diretores das unidades da Casa do Empreendedor; secretários municipais nas áreas da agricultura, meio ambiente, desenvolvimento urbano e turismo. A rede tem como público alvo os agricultores, artesãos, boleiras e cocadeiras; são desenvolvidas atividades de capacitação sobre a manutenção de alimentos, limpeza, atendimento ao cliente, dentre outros.



Ascom Iteral

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.