OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

26/05/2018 às 15:41

Empreendedorismo nas favelas está entre os melhores do G20

foto - Turma de alunos apresentam logomarca dos pequenos negócios produzidas durante as aulas junto com Vinicius Lima (último à direita). foto: Divulgação foto - Turma de alunos apresentam logomarca dos pequenos negócios produzidas durante as aulas junto com Vinicius Lima (último à direita). foto: Divulgação

    A metodologia para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda nas favelas e comunidades de periferia, idealizada pelo gaúcho Vinicius Mendes Lima, foi escolhida como umas das três mais importantes e relevantes entre os países que fizeram parte da Reunião da Cúpula de Ministros de Juventude do G20, na Europa. Vinicius, da Besouro Agência de Fomento Social, com sede em Porto Alegre, mostrou resultados da metodologia que está sendo aplicada no Programa Inova Jovem, do governo federal, em mais de 80 cidades brasileiras.

     O encontro do G20 foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, em Madri, na Espanha, e dias 25 e 26 de maio, em Lisboa, Portugal. Lima foi convidado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). A metodologia também é desenvolvida em vários outros projetos de prefeituras, empresas, ONGs e instituições. Segundo ele, o destaque da iniciativa empreendedora já chamou a atenção de países como África do Sul, Argentina, Espanha, México, Estados Unidos e Portugal, com quem já teve contato.  “Entre morros e vielas, em um ambiente onde não há nem sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar a família”, garante.

        O objetivo da Reunião da Cúpula foi o de promover o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas de juventude, no âmbito dos países do G20. Também definiu mecanismos de coordenação e itinerários de cooperação voltados para o desenvolvimento de jovens, levando em conta o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.

SAIBA MAIS

Uma fórmula para manter um pequeno negócio, motivado pela necessidade, em comunidades de baixa renda marcadas pelo desemprego e pela violência. Essa é a proposta da Besouro Agência de Fomento Social. 

A metodologia  não surgiu por acaso. Seu idealizador, o jovem empreendedor Vinicius Mendes Lima, cresceu na periferia de Porto Alegre, lutou contra muitas dificuldades, conseguiu completar seus estudos e fez mestrado na Argentina.

Após pesquisa em comunidades carentes em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, criou o método By Necessity, que consiste em um plano de estudos de curta duração a fim de ajudar jovens de baixa renda a desenvolver um plano de negócios e também prevê um período de 90 dias de incubação.

Fonte: Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.