OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

04/02/2019 às 17:19

Prefeitura de União dos Palmares realiza evento “Palmares”, que fará tributo a heróis quilombolas

Há 325 anos o maior núcleo de resistência da escravidão das Américas, o Quilombo dos Palmares, chegava ao seu fim. Na madrugada de 06 de fevereiro de 1694, a Cerca Real de Macacos, localizada na Serra da Barriga, era invadida pelo exército colonial que deixou milhares de quilombolas mortos. 

Este ano os grupos culturais do município, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura e Diretoria de Turismo, irão realizar nos dias 05 e 06 de fevereiro, uma série de atividades artísticas e culturais em homenagem aos heróis quilombolas. 

A programação conta com palestras, apresentações culturais e a tradicional vigília à Serra da Barriga na madrugada do dia 06 de fevereiro. “Esse é um momento de reflexão cultural, de refletir sobre o que representou a luta do Quilombo dos Palmares, para história do nosso país. Hoje ainda enfrentamos o preconceito de raça, gênero, religião, entre outros. Não podemos deixar que a história do Quilombo dos Palmares se apague”, disse o ativista cultural Djalma Roseno. 

Para o prefeito Areski Freitas (Kil), o evento representa o fortalecimento da cultura afro e da valorização turística do município. “A história do Quilombo dos Palmares deve ser conhecida por todas as pessoas. Somos um patrimônio histórico conhecido internacionalmente e isso faz com que aumente o fluxo de turistas na nossa cidade”, disse. 

Confira a programação completa no card.


Fonte: Secom União dos Palmares


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.