OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

13/05/2019 às 11:21

Crianças carentes inspiram exposição surrealista que está na Casa da Cultura de Arapiraca

A obra “Rosárias” traz os passarinhos se livrando da gaiola (Foto: Lucas Ferreira) A obra “Rosárias” traz os passarinhos se livrando da gaiola (Foto: Lucas Ferreira)

Conhecer algo é uma coisa. Viver esse algo de perto é outra. A experiência dá, então, o tom necessário para o nosso envolvimento no mundo. Por isso devemos errar por nós mesmos e chorar nossas próprias lágrimas.

Neste ambiente interno de conexão e congraçamento com o que está ao nosso redor, a exposição “Casa de Passagem”, da artista plástica arapiraquense Izabella Vitória Silva, teve sua abertura nesta sexta-feira (10) na Casa da Cultura.

Tudo começou com oficinas do projeto “O Olhar das Meninas”, realizado por ela a partir do Edital de Protagonismo Cultural dos Jovens – Prêmio Juventude Vez e Voz, viabilizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Ideia da mostra veio do contato direto da artista com o universo das crianças da Casa de Passagem

Izabella teve contato direto com crianças carentes atendidas pela Casa de Passagem Maria das Neves Borges (antiga Casa das Meninas, projeto social do saudoso padre Aldo de Melo Brandão), localizada no bairro Capiatã.

Lá ela pôde instigá-las a ter um olhar cativo sobre o mundo em volta, por meio de oficinas de Artes.

Assim, a artista plástica ouviu relatos e situações que a deixaram ainda mais conectada com aquelas crianças. Isto lhe rendeu inspiração para esta mostra que ora se apresenta na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca, até o próximo dia 24 deste mês.

Instalações trazem sutilezas para o rol da Casa da Cultura

Destes relatos, com a ajuda do produtor cultural e músico Janu Leite, ela fez uma seleção de entrevistas com as crianças (devidamente autorizadas) para reprodução de algumas delas durante a mostra.

Enquanto se vê e se absorve as obras surrealistas, ouve-se a criançada falando sobre a vida e o mundo, na perspectiva de cada uma delas, numa espécie de mosaico de passado, presente e futuro pintados com uma fala mansa.

“Eu cheguei para ensinar algo novo e fui eu quem aprendi. Foi lindo! Trabalhamos o desenho e a pintura, mas o que realmente instigamos nos pequenos foi a sensibilidade e essa coisa toda de se reconhecer naquilo que fazemos, em como sua mão faz o traço e aquilo vai imprimindo sentido, vai ganhando cor e corpo”, revela Izabella.

Contexto surrealista dá margem para muitas interpretações

Durante as atividades, ela colocou à prova diversas obras de grandes personalidades mundiais das Artes para que as crianças, a seu modo, as interpretassem e lhes dessem significado.

Em uma das dinâmicas, foram levados espelhos e os pequenos ficaram se encarando diante deles, procurando características específicas, a fim de fazerem autorretratos.

Segundo Bella, como é também conhecida no meio artístico, o intuito da exposição é esse: fazer com que nos reconheçamos em nós e no outro.

Izabella Vitória saiu transformada desta experiência com os pequenos 

No rol da Casa da Cultura — que fica na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, funcionando manhã e tarde de segunda a sexta-feira —, há as obras “Rosárias” (instalação); “Pó de Nuvem” (mural de quadros); “Pipa” (instalação); “Antes de Caírem os Sonhos, Flutuavam” (óleo sobre tela); “Príncipe Brasileiro” (acrílico sobre tela); “Olhos d’Água” (óleo sobre tela); “Menina e o Peixe” (óleo sobre tela); “Memória InTerna” (óleo e linha sobre tela, com os dizeres “Saudade é o amor que fica”); “Segredo” (óleo sobre tela); “Passagem” (óleo sobre tela); “Rito de Passar” (videoarte, em realização conjunta com a fotógrafa Isadora Magalhães); e “Simone” (escultura de barro e argila), em homenagem a uma das crianças envolvidas em todo o processo.

A mostra “Casa de Passagem” — que tem como apoiadores culturais a Prefeitura de Arapiraca, Pífanos Pizzaria, Carajás, Livraria Central e Arcomar — traduz essa efemeridade que é o ainda. Estamos todos aqui apenas de passagem. Aproveite.


Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.